Sebrae ensina a ganhar dinheiro fazendo costuras

Se você deseja receber ajuda profissional para iniciar uma fonte de renda, o Sebrae possui uma equipe especializada que pode te ajudar. A sugestão repassada agora pelo Arteblog é a montagem de um ateliê de costuras. Quer saber algumas dicas do site do Sebrae? Confira:

“O ateliê de costura é uma evolução mais charmosa da costureira de bairro. Oferecendo serviços e produtos personalizados, consiste em produzir roupas que reforcem características da personalidade do cliente. A roupa feminina sempre esteve relacionada à sedução, à auto-estima e à satisfação em apresentar-se em alto estilo.”

“Um ateliê de costura compõe-se, basicamente, pelas seguintes áreas:
– Recepção e atendimento – espaço equipado com balcão, sofás, TV, revistas e água;
– Coleta de medidas e criação dos modelos – local de atendimento pelo estilista, com provadores e araras;
– Produção/costura – espaço onde costureiros(as) fabricam as peças;
– Depósito – local utilizado para guarda da matéria-prima e produtos acabados;
– Escritório– destinado às atividades administrativas, financeiras, operacionais e comerciais.”

customizando 01

O empreendedor deve ter em mente que agregar valor significa ampliar a satisfação do cliente, seja por serviços auxiliares que facilitam a vida das pessoas, ou pela qualidade do atendimento, demonstrando valorização a cada indivíduo, pelo respeito, atenção, interesse, compromisso e responsabilidade que cada profissional dispensa no desempenho das suas atividades.

Ouvir os clientes e detectar suas aspirações e expectativas é muito importante para orientar a oferta de novos serviços. Atendimentos personalizados, em horários especiais ou em locais alternativos, que facilitem a vida do cliente e ofereçam comodidade, podem agregar valor e fazer diferença, ampliando as possibilidades de captar novos clientes e fidelizar os atuais.

Uma das formas de diversificação é através da oferta de outros serviços agregados ao ateliê de costura, tais como:
– pequenos consertos de roupas;
– reaproveitamento de roupas antigas;
– aluguel de roupas;
– venda de roupas importadas;
– venda de adereços e acessórios.
customizar 01

É essencial o desenvolvimento de modelos exclusivos e diferenciados. O cliente, ao procurar um ateliê de costura deseja a roupa que lhe “cai bem”, de acordo com o seu biotipo e a sua personalidade.

Outro aspecto muito importante que deve ser acompanhado de forma sistemática é a tendência da moda. É fundamental acompanhar o que está sendo apresentado pela televisão, pelas revistas e o que está sendo usado pelas celebridades nas festas importantes, pois daí sairão novos modelos que serão usados pela sociedade.

A moda é uma metamorfose incessante, portanto, aquilo que é sucesso hoje pode ser completamente esquecido amanhã. A inovação é fator fundamental no sucesso do empreendimento. É preciso manter sempre toques especiais e exclusivos, e agregar novidades como: tecidos com estamparia criativa, novas composições com adereços e acessórios diferentes, realçar o visual e a estética do conjunto, etc. Afinal, modelar roupa é uma arte.

O atendimento pessoal qualificado é um fator que agrega valor de alto significado para o cliente. É fundamental, na construção de relacionamento duradouro, conhecer quem são os clientes e entender suas reais expectativas e necessidades.

É importante pesquisar junto aos concorrentes para conhecer os serviços que estão sendo adicionados e desenvolver opções específicas, com o objetivo de proporcionar produtos diferenciados ao cliente.

Tudo do [Sebrae]

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: