Caixa decorada em patch decór para bebês – Cupcake

Quer aprender a fazer uma linda caixa para produtos de bebê? Veja como fazer seguindo este lindo passo-a-passo.

Confira aqui todos os passo-a-passos já publicados na categoria de patchwork

Aprenda também a fazer um lindo organizador de madeira em patch apliquê

Você vai precisar de:

  • Caixa redonda de cartonagem ou MDF com 24 cm de diâmetro
  • Tecidos de algodão nas cores: poá rosa e branco, listrado bege e com estampa de areia
  • Feltro nas cores rosa, marrom, vermelha e branca
  • Viés na cor rosa
  • Cordão de São Francisco de 4 mm bege
  • Rolinho de espuma
  • Pincéis nº 8 e nº 18
  • Dobradeira
  • Estilete
  • Tesoura de tecido
  • Agulha
  • Linha
  • Cola quente
  • Cola branca
  • Botões coloridos
  • Manta acrílica com 250 mm de espessura

Modo de fazer a decoração da caixa:

portatrecos-patchwork_exp01_15.06.11

Para começar, coloque a tampa em cima do tecido de bolinhas e risque-o segundo o molde. Depois, recorte-o, mas atentando para não deixar nenhuma sobra de tecido além da risca. Faça isso novamente no tecido de bolinhas, mas desta vez usando o fundo da caixa como molde. Agora, usando o rolinho, passe cola branca tanto na caixa quanto no fundo e depois comece a fixar o tecido. Se necessário, use um pano macio para poder fixar o tecido sem que fiquem bolhas de ar nele depois de seco. Agora use a dobradeira e o pincel de número 18 para ajustar bem todos os cantinhos da caixa. Feito isso, aguarde que seque totalmente.

portatrecos-patchwork_exp02_15.06.11

Agora recorte o tecido com bolinhas respeitando o tamanho da circunferência da caixa, observando para que não fiquem sobras na horizontal, mas deixando ainda 2 cm a mais de sobra de tecido na vertical. Agora, com o pincel de número 18, passe cola em toda a lateral interna da caixa. Depois, com cuidado, fixe todo o recorte, usando o paninho para não deixar bolhas de ar. Agora faça as laterais de dentro e de fora da tampa, cortando o tecido no tamanho da circunferência, mas deixando o dobro de tecido na altura e fixe na tampa, fazendo a dobra no sentido de dentro para fora. Aguarde que seque totalmente antes de continuar.

portatrecos-patchwork_exp03_15.06.11

Para fazer a lateral externa da caixa, corte 3 pedaços de 13 x 20 cm do tecido listrado. Aí, usando o rolinho, passe a cola nas laterais externas da caixa e fixe os recortes na vertical. Aí faça a dobra de dentro e finalize fazendo o acabamento interno. Já para fazer o fundo externo, corte o tecido areia no tamanho justo do fundo da caixa. Fixe com cola branca, usando novamente o paninho. Aí aguarde que seque totalmente. Agora, utilizando o pincel de número 18, passe cola branca em todas as emendas dos tecidos listrados e já colados na lateral externa. Fixe, então, as tiras do viés de cor rosa. Aproveite e cole o viés na circunferência da parte de dentro da caixa. Aguarde, então, que seque por cinco minutos.

portatrecos-patchwork_exp04_15.06.11

Para fazer o acabamento interno, fixe tiras de viés de cor rosa em todas as junções dos tecidos. Para finalizar o fundo, cole tiras do cordão em toda a volta. Aí faça lacinhos com tiras de 3,5 cm, 11,5 cm e de 15 cm de viés. Passe cola e una as pontinhas das duas tiras maiores, fazendo dois círculos. Aí aplique cola quente bem no meio do círculo e fixe em cima dele o círculo menor. Aí então feche com a tira pequena. Faça dois lacinhos assim e cole em cima do viés.

portatrecos-patchwork_exp05_15.06.11

Meça, da manta acrílica, três vezes a circunferência da tampa, deixando 2 cm de sobra em cada uma delas. Aí passe cola branca na tampa, fixando já as camadas da manta. Aí então aguarde que seque totalmente. Usando a tesoura, retire todo o excesso. Coloque o feltro de cor rosa bem no centro da tampa, passando cola quente em toda a lateral externa, bem junto ao topo e em cima do tecido de bolinhas de cor rosa. Aí fixe as bordas do feltro e retire o excesso com estilete.

portatrecos-patchwork_exp06_15.06.11

Agora, para fazer o chantili, corte quatro tiras medindo 110 x 3,5 cm de largura no feltro branco. Agora, no meio das tiras, alinhave usando agulha e linha, fixando-as umas as outras. Já para fazer a cereja, corte um círculo de feltro de cor vermelha medindo 4 cm. Alinhave as pontinhas. Pegue um pouco de manta acrílica e coloque dentro do feltro, costurando bem, tal qual um pequeno fuxico. Agora, para fazer o cabo, deixe um pouquinho de fio marrom sobrar. Passe cola e deixe-o endurecer. Por fim, cole os botões coloridos no feltro rosa, como se fossem confetes.

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: