Organizador decorado em patch apliquê

Não é muito bom ter toda a casa organizada, incluindo nossas coisas mais íntimas, como nossas bijuterias e nossas jóias? E que tal a idéia de poder arrumar todas as nossas maquiagens?

Aprenda a decorar uma tiara de cabelo com pérolas

Veja como fazer um bracelete usando palitos de sorvete

As caixas de MDF podem ser de grande ajuda para quem busca fazer estes ajustes na organização da casa. É fácil de fazer o patch apliquê dar certo, basta que se tenha cola, tecido e vontade de fazer sua arte dar certo!

Você vai precisar de:

  • Um organizador de MDF
  • Duas estampas diferentes de tecido 100% algodão: uma de 15 x 50 cm e seis retalhos de 11 x 7 cm
  • 6 botões de MDF revestidos com tecido
  • Tinta PVA nas cores branca e carícia
  • Tesoura
  • Lixa de unha
  • Pincel ref. 815 nº 16
  • Pincel Royal ¾
  • Lixa de madeira

Modo de fazer:

portabiju-exp-01

Comece aplicando tinta de cor branca, do tipo PVA, por fora de toda a peça de madeira e por fora das seis gavetas dele. Faça isto utilizando o pincel do tipo royal, 3/4 e espere que seque. Depois, lixe toda a peça e reaplique a tinta PVA branca, dando uma leve textura na caixa (isto fará com que o tecido fixe melhor na peça).

portabiju-exp-02

Com o mesmo pincel já limpo, passe uma camada de tinta de cor lilás por dentro das gavetinhas e em todas as bordas aparentes do organizador, deixando novamente que seque para depois continuar o trabalho. Se necessário, aplique mais uma camada de tinta para que tudo fique bem uniforme.

portabiju-exp-03

Usando o pincel de número 16, passe uma camada de cola por toda a superfície externa do organizador e aplique o tecido nela, tomando o cuidado para que não fique bolhas de ar (você pode usar um pano macio para ajudar no processo de colagem, garantindo que bolhas não se formem. Para usá-lo, fixe uma parte do tecido e segure-o firmemente. Depois passe o paninho, fazendo com que as outras partes do tecido se colem.).

portabiju-exp-04

Depois de seco, use a tesoura para retirar todas as sobras que ficarem nas laterais da peça. Faça isto com cuidado, deixando o tamanho exato de cada parte da caixa.

portabiju-exp-05

Usando novamente o pincel de número 16, aplique um pouco de cola nas laterais da peça, dando leves batidinhas na borda do tecido. Isto fará com que ele não desfie com  o passar do tempo.

portabiju-exp-06

Agora, usando o outro tecido estampado, revista a frente das gavetinhas. Tal como na peça anterior, siga o mesmo procedimento: passe a cola e com a ajuda de um tecido macio vá colando o tecido estampado, alisando bem para que não se f ormem bolhas de ar na peça. Aí faça o mesmo procedimento feito com as laterais da caixa maior: com o pincel, dê leve batidinhas com a cola na borda da gavetinha, para evitar que o tecido desfie com o tempo.

portabiju-exp-07

Depois de secar as gavetinhas, use a lixa de unha para retirar o excesso de tecido que sobrar nas laterais dela.

portabiju-exp-08

Para finalizar, escolha um botão bem bonito. Se necessário, faça o revestimento da frente dele. Aí então, usando cola, fixe-o na frente de cada gavetinha, alinhando bem no centro da frente dela.


Publicado

em

por