Prato decorativo para parede – Mapa Mundi

Quer decorar sua casa de um jeito simples e muito bonito? Singelamente, pratos decorados na parede sempre fazem sucesso e ainda inspiram uma decoração retrô, que hoje está super na moda!

Aprenda a fazer um jogo de cama retrô, com estampa do jogo Pacman

Veja formas de decorar as paredes com a mesma técnica do passo-a-passo: o decoupage

Já pensou que interessante seria poder marcar os lugares de suas viagens preferidas em um mapa e deixá-lo em exposição?

Saiba que é possível reunir estas duas coisas de um jeito fácil e muito bonito, que é criando pratos decorativos com estampas de mapas, tudo com a técnica de découpage em madeira.

Você já deve ter visto outros de nossos passo-a-passo usando esta técnica em madeira. É geralmente muito fácil de fazer, já que a técnica envolve, basicamente, saber colar com algum êxito um papel decorado em uma determinada peça e depois finalizar o tratamento dela com os materiais aqui recomendados.

É uma técnica fácil, justamente para quem está iniciando nos trabalhos artesanais e que ainda precisa de uma certa prática para experimentar novas formas de fazer artesanato.

Você vai precisar de:

  • Prato ou sousplat de madeira
  • Lixa fina para madeira 220
  • Pinceis nº C548-12 e C543-18
  • Tesoura
  • Paninho
  • Mapa
  • Goma laca indiana
  • Tinta acrílica decorativa na cor azul-turquesa-claro
  • Cola gel para découpage
  • Relevo transparente incolor
  • Tinta para artesanato PVA na cor branca
  • Cera em pasta incolor
  • Álcool

Modo de fazer seus pratos decorativos:

1365022788_03042013_prato-mapa_p01

Comece lixando toda a peça com a lixa grossa. Depois, passe a goma laca indiana, usando o pincel de número C543-18 e deixe que seque por pelo menos 15 minutos. Aí lixe novamente toda a peça e passe de novo uma camada da goma laca indiana, deixando novamente que seque antes de prosseguir com o trabalho. Não esqueça de limpar o pincel com o álcool. A goma laca quando secar irá grudar todas as cerdas, deixando-o rígido e, por conseguinte, inutilizável.

1365022789_03042013_prato-mapa_p02

Usando o pincel C543-18 seco, passe uma camada de tinta de cor branca na peça inteira e deixe que seque por completo. Depois passe duas camadas da tinta de cor azul-turquesa, deixando que seque por completo entre uma camada e outra.

1365022791_03042013_prato-mapa_p03

Agora transfira, com a ajuda de um lápis, o tamanho do prato para o verso do mapa e recorte-o. Usando então o pincel C548-12, passe a cola em gel em todo o fundo do prato e as bordas dele. Com cuidado, vá colando o mapa e passando o pano em cima, para que não fiquem bolhas de ar nele. Depois deixe que seque por uma hora, no mínimo.

1365022792_03042013_prato-mapa_p04

Com cuidado, aplique tinta relevo de cor preta nas linhas que demarcam um território e com a tinta azul, demarque a hidrografia. Já com a verde, demarque as correntes marítimas. Feito isso, deixe que seque por pelo menos doze horas. Depois, usando novamente o paninho, aplique a cera em pasta e sem cor em toda a peça, polindo bem e tomando cuidado para não levantar o papel das bordas da peça.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.3
Total de Votos: 3

Prato decorativo para parede – Mapa Mundi

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: