Sacola biodegradável ou ecobag?

Desde que as sacolinhas de plástico começaram a ter a distribuição livre proibida em alguns Estados, a discussão só ganhou mais corpo: o que pode e o que não pode ser utilizado nos mercados?

Quais são as vantagens em usar a sacola biodegradável e quais são as vantagens de usar uma ecobag? Quando a ecobag se torna inutilizável, acaba por compensar o tempo de degradação de uma sacola biodegradável?

Quer aprender um jeito diferente de eliminar o papel toalha e contribuir com a prevenção do meio ambiente?

Veja como fazer uma cestinha organizadora de papel reciclado!

Vamos tentar responder a estes questionamentos mais comuns e evitar que se gere ainda mais problemas para o meio ambiente neste post. Você pode sempre dar a sua contribuição nos contando sobre a sua experiência ou ainda sugerindo outros temas desta grande importância aqui nos comentários da publicação.

006

Biodegradável ou descartável?

É importante, antes de começarmos a discutir qual a melhor opção verificar qual a diferença entre estes dois produtos. A sacola biodegradável é feita tendo por base amido de milho ou de batata. Como a matéria prima é algo ainda muito próximo de algo natural, ela é dissolvida mais rápido pelo meio ambiente. Já a descartável é feita com plástico, que é um dos derivados do petróleo. Além de exigir uma quantidade considerável de energia para sua composição, ela também demora mais tempo para ser absorvida pelo meio ambiente, causando problemas muito grandes onde seu descarte é feito. Alguns cálculos demonstram que é preciso energia suficiente para iluminar 7.600 casas durante uma hora para produzir uma tonelada do plástico usado para a produção de sacolas.

Se ainda observarmos outras características, de novo a sacola biodegradável se torna uma grande aliada do meio ambiente se visto o tempo que a natureza leva para decompô-la. Ela leva dois anos para ser totalmente absorvida pela natureza, ao passo que uma sacola de plástico comum chega a durar 100 anos exposta à natureza até ser completamente eliminada.

ecobags3

Ecobag e retornável: as duas maiores aliadas do meio ambiente?

Com tempo de duração de cinco anos em média, as sacolas retornáveis, ou as ecobags, são as grandes amigas da natureza. Elas podem ser feitas de ráfia ou tecidos diversos. Elas podem ser utilizadas tanto nas compras de mercado quanto no dia-a-dia, no transporte de outras coisas, como livros ou materiais de trabalho.

Outra vantagem é o tipo de material que ela é feita. Muito mais democrática, atende a vários bolsos e a várias exigências. Se é preferível uma mais duradoura, opte pelos tecidos mais comuns, que podem ser pintados, lavados e são bastante duradouros. Por outro lado, se quer algo mais resistente para compras mais pesadas, sugerimos o TNT (que é um tipo de tecido chamado “não tecido”, por ter em sua confecção materiais que não passam pelo processo tradicional de confecção de tecido), que pode ser feito com materiais recicláveis diversificados, como outros tecidos, garrafas PET e plásticos diversos.

E por ver nisso tudo formas visíveis de proteção ambiental é que elas são as mais indicadas. O tempo de decomposição de uma sacola retornável é ainda bastante alto, mas ele acaba sendo compensado pelo tempo em que fica sendo utilizado. Outra vantagem é observada em relação ao descarte.


Publicado

em

por