Sebrae ensina a ganhar dinheiro fazendo doces e geléias

O Sebrae, como sempre, mostra-se bastante preocupado com os artesãos e quituteiros. Pensando neste público, a entidade resolveu criar um verdadeiro manual para auxiliar aqueles que desejam ganhar dinheiro fazendo doces e geléias.

As ideias iniciais do trabalho desenvolvido pelo Sebrae, estão no site oficial. Mas você pode procurar o Sebrae mais próximo de você para saber mais informações a respeito de como obter ajuda de profissionais especializados e melhorar sua renda fazendo quitutes.

Para saber onde fica o escritório do Sebrae mais próximo de você, ligue 0800 570 0800 ou acesse www.sebrae.com.br/atendimento.

Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

É sempre bom lembrar que o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma agência muito séria que tem sedes na imensa maioria das cidade do Brasil. Possui ações de incentivo ao desenvolvimento de atividades econômicas e todo o Brasil. São projetos que capacitam pessoas para desenvolverem suas habilidades e causarem fomento  na economia em todo o país.

geleia de pimenta

Segundo o site do Sebrae, o empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem dia-a-dia.

Uma dica importante é sobre o atingimento do ponto da geléia, pois esta etapa representa a operação mais sensível do processo produtivo. Dificilmente as  geléias podem ser consertadas, caso não atinja o ponto. Porém, quando a geléia fica com uma consistência muito mole, é possível melhorá-la, levando-a ao fogo novamente. Esta operação pode ser realizada com até quatro copos de cada vez, de duas formas distintas: acrescentando ou não pectina.

1) Acrescentando pectina:
• Medir a geléia a ser recozida;
• Adicionar duas colheres de suco de limão, ¾ copos de açúcar e duas colheres (sopa) de pectina líquida para cada litro de geléia;
• Ferver a geléia em fogo forte por um minuto, mexendo sempre;
• Retirar a geléia do fogo;
• Remover a espuma;
• Despejar no vidro.

2) Sem acrescentar pectina:
• Ferver a geléia por alguns minutos;
• Fazer o teste para saber quando a geléia está pronta;
• Retirar do fogo;
• Remover a espuma;
• Despejar no vidro.

Após a padronização das etapas do processo produtivo, o empreendedor deve se preocupar com a expansão e fidelização dos canais de distribuição do produto.

São eles que vão definir o nível de produção e o faturamento.

Geleia de Morango

Dizem os especialistas do Sebrae, que “a diversificação de um produto ou serviço deve sempre ser buscada pelo empresário, seja para em momentos de recessão poder escoar e vender seus produtos,  seja para aproveitar momentos e processos ociosos, ampliando assim sua receita, sempre complementado o serviço principal ofertado.

Não basta ao empresário apenas possuir algo que os produtos concorrentes não oferecem. É necessário que esse algo mais seja reconhecido pelo cliente como uma vantagem competitiva e aumente o seu nível de satisfação com o produto ofertado.

Um outro item importante para agregação de valor é desenvolver produtos da linha diet e light, destinados aos clientes que querem se deliciar com as guloseimas, mas se preocupam com o ganho de alguns quilinhos a mais, ou aqueles que por motivo de doenças não podem consumir açúcar. A linha de produtos deverá ser planejada de acordo com as características da clientela e os seus hábitos de consumo.”

[Sebrae]