Como enfeitar ovos para a Páscoa – Passo a passo

Você sabia que a pêssanka é uma arte feita pelo ucranianos para celebrar a Páscoa? Trata-se de um ovo colorido a mão. A palavra diferente tem origem eslava e é derivada do verbo pysaty que significa escrever.

ovos pascoa 01

Uma pêssanka simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. Quem ganha um ovo decorado leva também bênçãos para a sua vida.

Esta arte tradicional que veio da Ucrânia é ainda elaborada por imigrantes, em especial os que vivem no estado do Paraná. Mas a arte é bem antiga. Ela veio de alguns milhares de anos atrás, tempo em que as pêssankas eram feitas para presentear as divindades no início do tempo da primavera.

Quando o cristianismo chegou, o trabalho passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Sabe-se, ainda, que durante o regime comunista e ateísta as pêssankas foram proibidas na Ucrânia, mas continuaram a serem feitas longe das grandes cidades. Depois da independência da Ucrânia no ano de 1991 elas voltaram a serem produzidas novamente em grandes quantidades.

Veja como é uma pêssanka original:

ovos pascoa 02

pessanka1

  • Confira a riqueza de detalhes, as cores bem vivas, os traços finos e precisos, as flores desenhadas que possuem um significado especial, os símbolos geométricos feitos com perfeição.

Agora, o Arteblog sugere que você faça ovos decorados para você enfeitar sua casa ou presentear para enfeitar a casa de seus entes queridos.

É claro que a técnica da pêssanka verdadeira é muito mais elaborada e difícil de ser reproduzida, por isso optamos por modelos bem fáceis de decoração de ovos para você conseguir fazer em sua casa sem maiores dificuldades.

Como retirar o ovo de dentro da casquinha sem fazer um furo grande?

É possível cozinhar o ovo e enfeitá-lo conforme você desejar. Assim a casquinha se mantém intacta, mas a durabilidade do trabalho pode ser bem pequena, afinal de contas há o risco de criar cheiro forte dentro de algum tempo.

A melhor opção para leigos decorarem ovos é retirar o ovo de dentro da casca. Mas como devo proceder para que a casquinha fique bonita e sem rachaduras?

  • O primeiro passo é lavar todo o ovo usando uma esponja macia, água e sabão. Seque bem e parta para o próximo passo.
  • Use uma agulha de costura bem fina e, aos poucos, vá dando pequenas batidinhas na base do ovo para que se forme um furinho. Cuide, pois este processo precisa ser bem lento e delicado para que a casca não se quebre de uma só vez.
  • Depois de formar um buraquinho com cerca de 2 a 3 milímetros de diâmetro, retire o líquido de dentro. Como fazer o ovo sair mais rápido? Simples. Basta “furar” o ovo usando a agulha. Mantenha a agulha dentro do buraquinho e vá agitando o ovo para que o líquido desça.
  • Também é possível retirar o líquido usando uma seringa com agulha.

Depois é preciso lavar a parte de dentro do ovo. Cuide para não quebrar. Se quiser, coloque e retira água com sabão usando seringa. Espere secar por completo e o ovo está pronto para ser enfeitado.

ovos pascoa 01

Ovos com flores de biscuit e base de copinho descartável de café

ovos pascoa 03

Ovos com glitter para enfeitar

ovos pascoa 04

Ovos como vasinhos

ovos pascoa 05

Ovos para decorar vasos