Como tratar rugas – Aprenda

A ruga surge em qualquer idade. É uma mudança gradual da estrutura de pele do rosto, que sempre começa com uma pequena marca delicada e que vai se tornando aos poucos mais visível, mais profunda e mais marcada.

A princípio, a partir dos 25 anos a pele já começa a sofrer alterações mais visíveis e daí para frente, ela vai se tornando ainda mais marcada.

Veja os benefícios do chá verde no tratamento de rugas

Remédios populares funcionam para tirar rugas?

O dermatologista Adilson Costa explica que “As rugas se formam devido à predisposição genética de cada uma, que pode ser piorada por exposição solar. Tudo isso leva à quebra do colágeno e desestruturação das fibras elásticas, acarretando nas rugas”. Esta orientação deixa claro que o cuidado com a pele vem de dentro, desde como nós nos alimentamos até com aquilo que passamos no rosto antes de pequenas exposições ao sol.

Rugas

E os cuidados, acredite, são fáceis e práticos. Podem ser incorporados à rotina a qualquer idade, uma vez que passar filtro solar já deve ser parte do hábito de qualquer pessoa que mora em um país quente e de forte incidência solar. Depois, à noite, nada que um creme com algum teor de colágeno não deva auxiliar a manter a estrutura da pele ainda firme.

entenda-os-cremes-contra-ruga-14-97

E para quem ainda não tem nada longe de parecer com uma ruga, saiba que a dica é melhorar a alimentação desde cedo. Basta beber água, basta se alimentar com fibras e colágeno para manter a pele sempre lisa, sem marcas. “Legumes, frutas e verduras, associados à ingestão de proteína, ajuda bastante. Os suplementos à base de vitamina C também ajudam, já que ela é ideal para manter o colágeno ativo”, acrescenta o dermatologista.

E se eu já tiver rugas, o que faço?

A primeira e a melhor recomendação sempre será aquela que te instrui a não procurar tratamentos caseiros ou qualquer outra alternativa que não seja antes a busca por um médico dermatologista de sua confiança.

Mas como manter a boa alimentação não requer orientação médica, continue sua rotina de cuidados: filtro protetor, creme hidratante antes de dormir e sempre o consumo de muita água.

botox-bh-teixeira-freitas-rugas-linhas

“A palavra é minimizar as marcas, pois as rugas estão sempre surgindo, como consequência da própria sobrevivência do ser humano. Esses tratamentos podem ir desde o uso de cremes à base de ácidos, passando por peelings, laser, preenchimento, uso de toxina botulínica e até cirurgias estéticas”, acrescenta o dermatologista Adilson Costa.

Helen-Mirren-rugas-hg-20092609

Mas ainda o mais importante é observar o seguinte: ninguém fala sobre eliminar marcas de rugas. A instrução tange à minimização. Isto quer dizer que teremos rugas, querendo ou não. Que ninguém estará livre delas pelo simples fato de estar vivo e de estar envelhecendo dia após dia. Algumas artistas têm visões muito emancipadoras no que confere às rugas. A da atriz Sharon Stone é a seguinte:

A experiência marcada na nossa pele só nos torna mais atraentes. Então, viva-a! Não deixe nunca que elas digam aquilo que você é ou deverá ser.


Publicado

em

por