Lindos trabalhos em crochê para enfeitar a casa – Passo a passo

Você sabia que a palavra crochê significa gancho? O termo faz alusão à forma do bico encurvado da agulha que é usada para puxar os pontos. Ninguém tem a absoluta certeza de quando ou onde o crochê começou a ser feito. Mas, decorado com os historiadores, os trabalhos feitos em crochê tem origem ainda na pré história.

Porém, a arte do crochê, como a conhecemos nos dias de hoje, foi desenvolvida no século XVI.

tapete-de-crochê-com-flores-285x247

O crochê é uma das mais lindas opções de trabalhos manuais usados para decoração de uma casa. O Arteblog selecionou alguns modelos para você enfeitar sua residência usando esta técnica.

Todas as sugestões possuem passo a passo. Confira:

tapete-com-flor-croche

Tapete com flor (na foto acima):

Este lindo tapete de crochê pode enfeitar sua sala corredor, quarto ou banheiro. Basta você seguir o passo a passo abaixo. Sugerimos que você use um barbante para fazer o tapete e os detalhes do centro e das bordas poderão ser confeccionados em fio colorido.

Veja o passo a passo com gráfico para facilitar o trabalho. Veja aqui.

centro-mesa-croche

croche centro de mesa

Centro de mesa:

O trabalho em crochê que apresentamos agora pode ser utilizado não só na mesa, mas também em cômodas, criados mudo, penteadeiras, armários de banheiro, balcões de sala, estantes ou qualquer outro móvel. Basta você usar seu talento e seu bom gosto. O centro de mesa ficará com 90 cm de diâmetro.

Confira o gráfico e o passo a passo aqui.

apanhados-sonhos-croche

apanhador de sonhos 01

Apanhador ou filtro dos sonhos:

O apanhador de sonhos, também conhecido como filtro dos sonhos, é um amuleto usado para simbolizar a cura segundo as tradições de muitos povos. Ter este objeto em casa é muito bom, segundo os especialistas no assunto, os maus fluidos ficam presos junto ao círculo enquanto as boas energias circulam livremente no ambiente em que estão. É possível fazer em casa este apanhador de sonhos!

Basta seguir o passo a passo. Confira aqui.

lustre-croche

lustre de croche 01

Lustre de crochê:

Veja que ideia inovadora e linda! É um lustre feito inteiramente de crochê. Para aprender é só seguir o passo a passo abaixo. Você vai precisar de: uma bexiga (escolha o balão do tamanho que você deseja que o lustre fique. Se quiser menor, compre aquelas baxigas que enfeitam festas infantis, se quiser um lustre menor, compre aqueles balões que são colocados os doces),  pequenas toalhinhas feitas de crochê (o suficiente para cobrir a metade do balão já cheio). Os modelos é você quem escolhe, podem ser usados desenhos iguais ou diferentes. e líquido para engomar crochê.

Passo a passo aqui.

croche-tiras-camiseta

crochê com tiras de camisetas velhas

Crochê com tiras de camiseta antiga:

Você já viu esta técnica de crochê? É possível usar tiras de camiseta antiga para fazer o fio que será utilizado na peça de artesanato. O crochê fica bem encorpado e é ideal para confeccionar tapetes em geral, como para o banheiro, para a cozinha ou para o quarto.

Para aprender a fazer o fio de tiras de malha, confira nosso passo a passo: aqui.

Você só vai precisar de camisetas antigas, quanto maiores, melhor e uma tesoura.