Aprenda a limpar e guardar seus sapatos e faça eles durarem mais tempo

Toda pessoa já se deparou com um calçado específico e ficou desejando ele por um tempo. Mais do que normal que todos procurem aliar o conforto de um bom tênis ou um bom sapato à beleza e ao estilo dele.

E é justamente por saber quão raro é este encontro que a gente faz de tudo para esticar a vida útil deste calçado, já que boa parte desta “esticada” se dá pelos bons cuidados que se tem com eles, desde a limpeza até a armazenagem.

Aprenda a limpar suas bolsas e deixe que elas vivam por mais tempo

Tá faltando espaço? Veja como otimizar alguns e aproveitar outros que você nem sabia que existiam!

Um dos principais cuidados é não guardar o sapato imediatamente após o uso. Deixe fora da sapateira ou do lugar que você prefere para armazenar por pelo menos 12 horas em lugar arejado. Isto permite que o suor seque totalmente, fazendo com que os microorganismos responsáveis pelo mau cheiro e por doenças de unha e pele sejam eliminados.

limpar-sapatos-camurça

  • Passadas as doze horas, é ótimo que você já os deixe limpos antes de guardar.
  • Uma escova na sola para remover as sujeiras acumuladas na rua é uma ótima pedida para não infestar de coisas nojentas a sua casa.
  • Depois, um pano levemente umedecido para limpar a parte superior e tudo mais externo que não seja a sola, já é um ótimo complemento para não danificar visivelmente o calçado.
  • Por último, antes que seque naturalmente (coisa que pode deixar manchas irremovíveis), passe um pano bem seco na parte externa. Aí sim é hora de guardá-los.
  • Lembre-se sempre de que isto evita aquele corre-corre atrás de coisas para limpar um sapato na ocasião que você quer usá-lo. É mais fácil guardar limpo do que perder a hora limpando.

E o que fazer com sapatos e sandálias comprados para ocasiões especiais?

Simples:

Nunca deixe-os expostos. Coloque-os sempre nas caixas originais e embalados com o papel em que foram vendidos. Isto evita que eles fiquem marcados ou empoeirados, tornando muito difícil a limpeza. Vale, claro, de quando em quando abrir as caixas para deixá-los arejar.

Sapatos

Nunca empilhe seus sapatos, a não ser que eles estejam nas caixas originais. Eles foram feitos para ficarem lado a lado na sua prateleira ou sapateira. Se elas forem fundas, coloque-os um atrás do outro, por tipo. Se as prateleiras são estreitas, coloque um ao lado do outro, mas alternando. Se um está com o bico pra frente, o do lado deve ficar com o salto pra frente. Desta forma, mais sapatos caberão.

Se você contar com bastante espaço, vale colocar cada sapato em uma caixa transparente com ventilação. Para que você não perca tempo abrindo uma por uma para achar o que você quer, cole uma foto ou faça uma etiqueta personalizada para cada um. Você terá, certamente, uma coleção deslumbrante!

c0efe3f4-aee4-49f2-a9ac-dfcca84265d60

As sapateiras solucionam o problema de quem não tem espaço, uma vez que existem hoje vários tipos delas no mercado. Desde aquela que se pendura atrás da porta até uma que pode ser colocada embaixo da cama, as variações encontradas são sempre otimizadas para este público.


Publicado

em

por