Como manter o banheiro organizado – Dicas de especialistas

As famílias foram ficando cada vez menores com o passar do tempo e as casas acompanharam este movimento, bem como os cômodos delas. O banheiro, obviamente, perdeu muito espaço e hoje são raras as casas que “perdem espaço” em corredores e amplas áreas de serviço em detrimento das áreas comuns, onde a família socializa.

Por esta razão é que estes espaços precisam sempre ficar organizados, inclusive o banheiro. “Quando alguém reclama que o marido ou o filho larga as coisas no chão do banheiro, respondo que é importante dar acessórios para as pessoas organizarem o espaço. É aí que entram os ganchos penduradores e os cestos para roupas sujas, por exemplo”, como diz a personal organizar Vera Corradi.

Aprenda a fazer um porta papel higiênico artesanal

Veja como fazer suas próprias cestas para organizar seu banheiro

 

“Algodão, escova e pasta de dentes devem ficar num local fechado, seja numa gaveta ou em potinhos fechados”, orienta. Isto, segundo Vera, faz com que os produtos ganhem maior vida útil, uma vez que estão acondicionados em ambiente próprio para eles e ainda poupa a nossa saúde, quando deixa de nos expor à bactérias e outros microrganismos nocivos à nossa saúde.

Ademais, a dica é manter sempre dentro do armário, não em cima da pia. Isto facilita que outros objetos se acumulem no local, deixando então o aspecto de desorganização que ninguém gosta de encontrar em casa.

cubas para banheiro 2

Alguns banheiros mais recentes têm dispensado o gabinete – aquele tipo de armário que fica atrás do espelho – e optado por espelhos personalizados, fixados à parede. O problema é que isto nos tira um elemento importante com o qual antes poderíamos contar, que é aquele espaço escondidinho para guardar algumas coisas que usamos no dia-a-dia e deixamos no banheiro.

Com a perda deste espaço, o que se pode fazer é comprar cestinhas de palha, vime ou plásticas para guardar as coisas. Além de decorar o banheiro, tudo fica sempre no seu devido lugar se você tiver uma para escovas de cabelo, outras para pentes, chapinhas e acessórios.

00-como-decorar-um-banheiro-pequeno

Outra coisa importante, alerta Vera, é manter poucas toalhas e roupões no banheiro, deixando apenas aquilo que vai ser utilizado no dia ou, no máximo, na semana. A umidade do ambiente pode comprometer com bolor as fibras do tecido de roupões e toalhas, deixando-os inutilizáveis.

Então, para ter mais espaço no armário, coloque as toalhas fora dele. Deixe uma ou duas e coloque o restante no guarda-roupas ou mesmo na área de serviço, em lugar adequado.

categoria-residencial-premio-regional---sudeste-rio-de-janeiro-banheiro-assinado-por-andre-piva-1353527076249_1920x1080

E para não perder mais espaço no box com prateleiras, abuse de nichos afundados nas paredes. Como lembra Vera, “eles devem ser lembrados na hora da reforma e o melhor é que não ocupam o espaço do box, que às vezes é reduzido”, aconselha.

azulejos para banheiro 9

 

E ela ainda dá outras dicas:

  • Tenha sempre, no mínimo, três rolos de papel higiênico no banheiro. Um deve estar no aparador e outros dois no armário.
  • Quando comprar o armário, verifique se ele dispõe de divisórias. Parece que se perde espaço, mas não. Você pode organizar melhor, sem entulhá-lo.
  • Escolha um armário com gavetas. Você encontra tudo de forma mais fácil e tende a deixar tudo mais organizado também, uma vez que consegue enxergar tudo isoladamente.
  • Coloque um cesto para colocar as roupas sujas. É a melhor forma de garantir que elas não ficarão depois espalhadas pelo quarto.
  • Se possível, coloque um revisteiro no banheiro. Acredite: isto não é um exagero.
  • Tenha ganchos e aparadores de toalha. Isto é essencial para não deixar que a toalha molhada vá parar em cima da cama.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: