Governo capacita artesãos para venderem mais na Copa de 2014

O Brasil vai abrigar um dos maiores eventos esportivos do mundo todo, a Copa do Mundo. Para isso, o governo federal decidiu criar programas para capacitar os artesãos a fim de que possam melhorar a qualidade de seus trabalhos e assim vendam mais durante a época das competições.

A estimativa é de que sejam investidos R$ 2 milhões até 2015 na qualificação de empreendedores para melhorias nos produtos que serão vendidos a turistas.

A meta central é capacitar os artesãos para agregarem mais valor aos seus produtos. O foco do programa é aumentar a qualidade do artesanato com objetivo nos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar, como a Copa do Mundo da FIFA que acontece já no ano que vem e a Copa América que vai ser em 2015.

No Tocantins, por exemplo, a meta do projeto Expoart é atender 300 empreendedores individuais ou profissionais vinculados a associações, cooperativas e micro e pequenas empresas.

capim-dourado-03

“O Sebrae vai investir mais de R$ 2 milhões, até 2015, em ações como pesquisa, diagnóstico, estudo de iconografia, melhoria e criação de novos produtos”, disse a diretora-técnica do Sebrae em Tocantins, Mila Jaber. O Expoart vai elevar também o artesanato indígena do estado, como as bonecas feitas pelos índios Karajá, na ilha do Bananal, reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro, e o artesanato das tribos Kraô, Xerente e Apinajé.

“Para que haja fortalecimento da cadeia produtiva, a comercialização do artesananto deve ser constante e acelerada. Precisamos de produtos com alto valor agregado, com identidade local e qualidade no design, no acabamento e na embalagem. Queremos aproveitar estes eventos para divulgar o que Tocantins tem de melhor”, lembra o superintendente do Sebrae no estado, Paulo Massuia.

O presidente do Conselho Deliberativo da unidade local da instituição, Roberto Pires, disse que “assim como os trabalhos em capim dourado já conseguiram uma grande vitória com o reconhecimento pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), vivemos agora um momento único para criarmos outros diferenciais competitivos para o artesanato tocantinense”.

feiras-de-artesanato-em-geral

Para saber mais sobre a capacitação de artesãos no estado do Tocantins e em outros locais do país, confira:

Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br

[Agência Sebrae]

Artesanato - Detalhe do Filé

Além disso, o Ministério do Turismo vem incentivando a capacitação de vários outros profissionais para atender às inúmeras necessidades que vão surgir nos preparativos e durante a execução da Copa. Para isso, resolveu criar cursos a fim de aprimorar a recepção dos turistas.

Um dos grandes projetos é aquele chamado de Olá, Turista! Ele é desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho e quer ensinar as línguas inglesa e espanhola para aqueles trabalhadores que vão lidar diretamente com os nossos futuros visitantes.

Ficou interessado? O curso é a distância e totalmente de graça. Isso mesmo! Você não precisa fazer nennhum investimento financeiro e ainda faz as aulas em casa mesmo, via internet. Para participar basta ter mais de 18 anos de idade e estar ligado a uma empresa que esteja cadastrada no programa.

emprego

Podem participar garçons, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros, motoristas e guias, entre outros profissionais que vão atender diretamente o turista. Em princípio, o curso vai funcionar nas cidades do Rio de Janeiro e em Salvador. Mas depois vai se espalhar pelo Brasil, chegando a contemplar até 80 mil pessoas.

Além de receber um certificado que garante a conclusão do curso, você fica qualificado para atuar no mercado de trabalho. Para maiores informações, acesse o site do Ministério do Turismo.