Feiras de artesanato pelo país

Qual a melhor forma de se manter antenado às coisas que estão acontecendo no mundo do artesanato? Uma delas é estar sempre nas feiras, que apresentam aquilo que os colegas de profissão andam fazendo.

Que te fazem ainda perceber quais são os caminhos a serem percorridos para quem quer oferecer sempre novidades no trabalho.

feira

Veja uma lista de comidas típicas brasileiras que podem ser encontradas em feiras

Aprenda a fazer artesanato em cursos gratuitos na Bahia

 

E só os artesãos sabem como é difícil inovar sempre e oferecer coisas diferentes das que já são oferecidas, não é mesmo? Por isto acaba sendo ainda mais importante sempre estar de olho nas feiras, para não correr o risco de produzir coisas que podem gerar concorrência com colegas e acabar tendo de diminuir seu preço – ou, em outros casos, a qualidade do material utilizado – para conseguir se manter competitivo no mercado.

Para conhecer algumas feiras que estão abertas nessa temporada, aproveite nossa lista. Se você for artesão já presta atenção no que há também de novidade. Se for só consumidor, aproveita para decorar a casa, comprar bijuterias, comprar roupas… e ainda aproveita para comprar uma comidinha típica, já que boa parte delas oferecem também uma praça de alimentação com coisas gostosas da cidade para aproveitar, lanchar e ainda conhecer comidas que podem aparecer como novidade por lá.

elevador lacerda

Na Bahia

Na Feira do Largo do Porto da Barra, o visitante confere o artesanato típico baiano, além de ver o que há de tão especial no artesanato local. Ela começa todos os dias às 15h, indo até 22h.

Promovida pelo Instituto Mauá, ela conta com shows de bandas todos os dias a partir de 19h. No campo da alimentação, traz feijoadas, caruru, beijus, arrumadinhos, carne de sol e o acarajé, que nunca fica de fora de qualquer cardápio de comida típica da região. Aproveite-a se você estiver pela região. A feira “Delícias” é uma perfeita parada para quem vê o pôr-do-sol e quer depois um passeio tranquilo pela região.

8

Em Sergipe

Na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju, receberá artesãos da cidade de São Cristóvão. Na “Sala dos Saberes e Afazeres”, produtos inteiramente feitos a mão estarão expostos e disponíveis para venda.

“No meu caso, levarei chaveiros do Frontal da Igreja de São Francisco, um dos principais símbolos de São Cristóvão, ponteiras de lápis da Dona Deusa, rainha do Reisado, tapearias, bois-bumbá e bonecas caipiras, tudo feito com biscuit. Inicialmente, vou preparar 100 peças, mas a minha intenção é levar em torno de 200. Até porque, mesmo durante a feira, continuaremos a produção”, diz a artesã Carmem Verônica Silva, que estará no balcão de número 85 da feira.

Além dos trabalhos dela, você ainda encontra bordados, passadeiras de retalho, macramê, vagonite e outros muitos produtos.

largo-da-ordem

Em Curitiba

Todos os domingos temos também a feira do Largo da Ordem. Cheia de artesanatos de várias cidades e países, ela conta também com vasta praça de alimentação, onde comidas típicas de várias cidades e países são encontradas.


Publicado

em

por