Profissão: artesão. Confira seus direitos

Se você é artesão e pensa em dar mais formalidade para seu emprego, a oportunidade é agora. Confira algumas sugestões feitas pelo Arteblog para dar mais credibilidade para o seu trabalho e ainda ter mais garantias para você.

Pensando em incentivar e, principalmente, fazer crescer a atividade desenvolvida por um artesão, alguns dos governos estaduais e o federal criaram certos mecanismos de empréstimo facilitado para trabalhadores que usam sua arte como fonte de sustento de suas famílias.

economize

Confira abaixo duas opções de empréstimo facilitado para artesãos e profissionais semelhantes, são incentivos de concessão e de pagamento descomplicados (clique para mais detalhes):

Empréstimo do governo estadual: o Estado de São Paulo se preocupou em desenvolver e preservar o trabalho de seus artesãos. Para tanto criou a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades. Seu principal objetivo é pesquisar os problemas ligados à absorção da mão de obra e orientar, executar e supervisionar a política de absorção de mão de obra já marginalizada.

caixa

Empréstimo do governo federal: a Caixa tem um empréstimo para facilitar o trabalho de determinados profissionais, em especial aqueles que trabalham com a sua arte. É chamado de Producard e tem o objetivo de financiar a compra de matéria prima e melhorar os mais variados tipos de negócios. Poderão ser beneficiados e adquirirem o Producard todos os profissionais que participam de entidades de classe e de cooperativas de produção, produtores rurais e pessoas de baixa renda da economia informal, incluindo pessoas que fazem determinados trabalhos manuais. Se você tem vontade de aperfeiçoar sua arte, o empréstimo é feito para você.

pescador

Empréstimo para embarcações de pescadores artesanais: o pescador artesanal do Brasil foi beneficiado por um novo programa do Governo Federal. O Ministério da Pesca e Aquicultura criou recentemente o chamado Programa de Revitalização da Frota Pesqueira Artesanal – Revitaliza que conta também com recursos do Pronaf Mais Alimentos. A grande facilidade trazida pela iniciativa em prol do pescador artesanal é a obtenção de financiamento para adquirir a embarcação de pequeno porte ou ainda para construção da própria embarcação.

mosaico de botões

Cadastro Nacional do Artesão: o Governo Federal decidiu organizar todos os artesãos do país de modo a formar um cadastro nacional. A unificação das informações deste setor vai ocorrer por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab. Unificar os artesãos é medida que tem o objetivo de ampliar o alcance social e econômico deste setor e ainda levantar informações sobre esta atividade profissional. O trabalhador que fizer o seu cadastro vai poder ter muitas facilidades e direitos.


Publicado

em

por