Flor de lata de alumínio – Passo a passo

Você sabia que  Brasil é um grande exemplo na reciclagem de latas feitas de alumínio? Nós somos o país que mais reaproveita este tipo de embalagem. E isso é bom para todo mundo. A natureza agradece, há geração de renda e de emprego.

flor lata 01

Somente 17 em cada 1000 latinhas de alumínio compradas no Brasil, em 2011, foram para o lixo de modo incorreto. Agora, para nosso orgulho, o índice de reciclagem que era de 98,3% atingiu um novo recorde no ano de 2012.

Estas latinhas são recicláveis infinitamente, diferentemente das embalagens de garrafas pet, por exemplo, que possuem um limite para serem reaproveitadas. Um quilo de latinha atualmente é vendido pelos catadores de materiais recicláveis por cerca de R$ 2,50, enquanto o de garrafa PET, no máximo, R$ 1,00.

Considerando este e outros fatores, a indústria do Brasil foi capaz de  reciclar no ano ano de 2011 18,4 bilhões de latas de alumínio, isso equivale a 50,4 milhões de embalagens por dia (dados da Abal – Associação Brasileira de Alumínio).

Para você ter ideia, o nosso país consegue reciclar 2 milões de latas de alumínio por hora! Isso equivale à marca inacreditável de 239,1 toneladas de sucata.

A reciclagem de latas de alumínio pode ir muito além do que você imagina. Observe o trabalho acima, a ideia é criar uma flor usando somente uma ou duas embalagens de refrigerante, suco ou cervejas em alumínio.

Para aprender a fazer esta linda flor, confira o passo a passo abaixo. Não perca tempo e faça logo a sua!

Você vai precisar de:

  • Tesoura forte
  • Caneta
  • Pedra de plástico para enfeitar o miolo
  • Cola quente
  • Duas latas de alumínio
  • Régua
  • Grampeador forte
  • Uma moeda de 5 ou de 10 centavos
  • Três copos que servirão de molde com cerca de 10, 9 e 8 centímetros de diâmetro cada um (você pode usar qualquer outro objeto redondo, basta diminuir cerca de 1 centímetro cada um dos círculos)

Modo de fazer:

flor lata 02

Usando a tesoura (opte por um que tenha ponta de modo preferencial), corte um retângulo usando toda a extensão da lata de alumínio.

flor lata 03

Com a ajuda do lápis e dos moldes, risque os círculos e corte-os usando a tesoura.

Depois, coloque a moeda bem no centro do círculo maior e marque o seu contorno com a caneta. Faça o mesmo com os círculos menores.

flor lata 04

Use a régua e a caneta e marque exatamente 8 cortes nos moldes. É só fazer um sinal de + e depois um X. A marcação sai perfeita.

Com a tesoura, corte somente até o risco feito com o auxílio da moeda. Veja na foto acima como vai ficar.

flor lata 05

Agora é hora de fazer as pétalas se formarem de verdade.

Novamente, usando a mesma moeda que anteriormente formou o miolo da flor, risque e corte para que as pétalas fiquem redondas.

Procure riscar bem na ponta do círculo para as pétalas ficarem todas do mesmo tamanho.

flor lata 06

Junte todos os círculos já prontos com a ajuda de dois grampos.

Em seguida, usando o corpo de um lápis, “entorte” para baixo cada uma das pétalas.

Por fim, cole a gota de acrílico usando a cola quente.

Este é o resultado final:

flor lata 01

[babblin-brooke]