Golinha removível feita com camisa social – Como usar e fazer

A moda dos colares em forma de gola veio com tudo no inverno, criando um visual mais retrô em quem acabou caindo nas graças da tendência. Eles são fáceis de usar e clássicos, ideais para usar com roupas mais neutras, destacando-as ainda mais.

Aprenda a fazer outra opção de gola removível utilizando tecido

Veja outras idéias de customização de roupas

Não é uma obrigatoriedade usar com blusas de corte mais alto, aproximando do pescoço. Aquelas com golas canoa ou mesmo os cardigans tão amigos da primavera podem ser ótimos aliados, bem como um vestido ou mesmo uma blusa. Qualquer peça também acaba ganhando um ar de sofisticação com este acessório, que pode ser feito com renda, com pérolas ou mesmo com o tecido próprio da peça, como neste que vamos ensinar a fazer.

comousargolaremovivel(1)

Aqui tem opções com pérolas, com gola  de camisa – que vamos ainda ensinar a fazer – e com pedrarias. Perceba que sempre a cor da gola está combinando com a cor do tecido, bem como o trabalho feito com as contas e os outros enfeites que podem ser aplicados nela.

comousargolaremovivel(1) (1)

 

Já aqui, ornamentando um vestido e uma jaqueta de couro, você percebe que dá mais requinte ao vestido e mais delicadeza à jaqueta? A idéia, neste caso do vestido, é de usar uma gola removível de um tamanho que se adeque ao tamanho da gola do vestido, fazendo com que se tornem peças únicas. Isto, contudo, não é uma regra. Veja nesta foto abaixo:

comousargolaremovivel(1) (2)

 

No look da direita a gola está sendo realmente utilizada como um colar. Como uma gargantilha que está só ornamentando o pescoço, não necessariamente a roupa. Já no look da esquerda, a combinação de uma gola estampada com uma blusa clássica, deixa a roupa com uma cara mais descontraída, quebrando um pouco da dureza do visual sem ela.

E agora que você já sabe como usar sua gola, que tal aprender como fazê-la?

Escolhida a camisa, recorte com cuidado a gola. Para um melhor acabamento, desfaça os pontos da costura, observando sempre o tecido. O problema de perfurá-lo é que isto pode desfiar, comprometendo a qualidade da golinha feita.

Feito isto, refaça a costura. Seja manualmente ou na máquina, refaça toda a borda que fôra descosturada do corpo da camisa, tomando o cuidado de escolher o fio da mesma cor do tecido.

Feito isso, escolha um broche para decorá-la. Pode ser de qualquer tipo, seja um camafeu ou mesmo algo com pérolas. Você poderá usá-la com tomara-que-caia, fazendo a vez de um colar, com uma blusa da mesma cor, com blusas de cores contrastantes.

Aqui você pode ver como fazer a gola num passo-a-passo fotográfico:

20120620123505_eTUCe (1)

E se eu quiser bordar ela? Como faço isso?

Aqui tem uma dica super legal sobre como fazer o bordado. Perceba que ela intercala entre pérolas grandes e pequenas um bordado e ainda ensina a passar a agulha direitinho por dentro da conta. Faça sempre dois pontos dentro de cada conta escolhida, tomando o cuidado de sempre deixá-las bem presas no tecido.


Publicado

em

por