Dores nas costas? Elimine com tratamentos sem medicação

Pesquisas comprovam que a imensa maioria dos brasileiros sofre ou ainda vai sofrer com a temida dor nas costas. Um dos grandes fatores que desencadeiam uma crise de dores na coluna é o sedentarismo. Além disso, podemos citar os exercícios físicos feitos de forma errada, má postura no dia a dia e na hora de dormir, ou qualquer outro tipo de lesão.

bursite

Quando exigimos demais dos nossos músculos chegamos ao nível do dano. Assim, aparecem pequenas rupturas de fibras musculares, micro derrames sanguíneos e acúmulo de outras consequências nada saudáveis.

Quando sentimos a coluna travada há fadiga muscular, cãimbra, demora para executar o movimento mais simples e tudo isso pode até gerar lesões mais sérias. Para não começar uma crise de cores nas costas o ideal é aquecer a musculatura antes de começar uma atividade que vá gerar pequeno ou grande esforço da coluna.

Fique atento para os seguintes movimentos:

  • Em pé, entrelace as mãos e levante-as para cima até que sinta a coluna alongar.
  • Do mesmo modo, incline agora para a esquerda e depois para a direita.
  • Relaxe o pescoço e rode seus ombros para trás e para frente.
  • Relaxe os ombros e rode o pescoço para ambos os lados.
  • Em pé, rode o tronco, numa pequena amplitude, para direita e depois para a esquerda.
  • Faça cada movimento por 3 vezes.
  • Importante: se causar dor pare imediatamente e siga para o próximo exercício de alongamento.

RPG

A Revista Boa Forma, um dos periódicos de maior sucesso sobre a saúde do corpo, publicou em seu site três alternativas preciosas para acabar com as dores nas costas. Confira:

  1. Acupuntura: quando pressionados, determinados pontos do nosso corpo produzem endorfina, substância capaz de gerar uma sensação de relaxamento e diminuição de inflamações. A acupuntura é indicada para os pacientes que possuem desde uma simples lombalgia até mesmo hérnia de disco. É comprovado que sessões deste tratamento trazem melhores resultados que medicamentos. No mínimo, recomendam-se dez sessões para dores crônicas e de uma a cinco para as agudas.
  2. Pilates: esta técnica é indicada para pessoas que possuem escoliose, lombalgia, hiperlordose, hérnia de disco e espondilolistese. Os exercícios que são feitos em solo e também com o auxilio de aparelhos, são capazes de alinhar e melhorar a postura, com isto há também a consequente minimização das dores.
  3. RPG – Reeducação Postural Global: é um método da fisioterapia que objetiva o tratamento das dores das costas por meio da reeducação da postura. Sabe-se que o local da dor não é necessariamente o local da causa do problema, desta forma são feitas várias avaliações para saber mais sobre o paciente. Busca-se alongar o músculo tensionado.

floral de bach

Às vezes as dores nas costas podem significar algo além dos problemas no corpo. O simples desconforto na coluna pode ser apenas um sintoma que se esconde atrás de um problema maior, como as doenças da mente, po exemplo, a depressão e o stress do dia a dia. Os Florais de Bach podem ajudar neste caso, pois são usados principalmente para alcançar o equilíbrio em algum ponto desajustado de nosso organismo.

Estes “remédios” são essências de plantas que podem ajudar a administrar as pressões diárias por meio de controle específico de cada sentimento. Os especialistas acreditam que a saúde mental e a física estão diretamente relacionadas, portanto, os florais de Bach são utilizados para tratar dos chamados “estados negativos da mente”.

Para conferir qual o floral correto para você é preciso consultar um aromaterapeuta. Só ele é capaz de analisar seus sintomas e desvendar o melhor tratamento alternativo.