Kit costura prático de patchwork – Passo a passo

Toda pessoa prevenida há de concordar que devemos ter em casa um kit costura de emergência que precisa conter agulha, fios nas cores preta e branca (pelo menos), alfinetes, tesoura e botões.

Todos esses objetos podem salvar algum compromisso importante quando acontece aquele imprevisto nas roupas, como o vestido que teve a barra desfeita, a camisa que ficou sem botão, a saia que teve o zíper despregado.

Mesmo quem não é nenhum costureiro experiente e profissional pode se virar em um destes casos de emergência quando tem em mãos o kit básico de costura.

Por isso, o Arteblog selecionou um Passo a Passo para te ensinar a fazer um objeto para armazenar seus itens de costura. É um trabalho bem simples feito em patchwork que pode ser colocado onde você desejar.

Veja nas fotos abaixo e entenderá melhor

Coloque no braço do sofá para dar praticidade enquanto você costura:

kit costura 02

Deixe sobre a mesa que abriga a máquina de costura:

kit costura 03

Quer aprender como fazer? Veja no passo a passo abaixo!

Você vai precisar de:

  • Retalhos de tecido estampado feito em algodão (de modo preferencial, opte pelo algodão, mas poderá usar qualquer outro tecido maleável)
  • Fio e agulha
  • Fibra acrílica usada normalmente para preencher bichos de pelúcia (pode ser encontrada em lojas de produtos para artesanato)
  • Areia
  • Botões variados
  • Cola quente

Modo de fazer:

  • Você deverá trabalhar em partes, por isso, primeiramente, faça o descanso para os alfinetes.
  • Observe que o descanso tem duas partes horizontais.
  • A de cima deverá conter a fibra de acrílico e a de baixo deverá conter areia.

A areia serve para dar peso para o descanso de alfinetes, assim ele poderá ficar onde você desejar, conforme mostrado nas fotos acima. É bem importante que o tecido escolhido não seja fraco, não arrebente com facilidade, nem seja muito fino, pois a areia não poderá escapar. Se for preciso, faça todo o descanso usando o tecido de forma dupla.

A parte de cima que vai receber a fibra de acrílico deverá ser costurada antes de ser colocada a areia. Não tem erro!

  • Depois, é preciso fazer o porta tesoura.
  • É só elaborar um retângulo usando também o tecido duplo.
  • Depois é só costurar outros retalhos de pano para que se forme o lugar de encaixe dos objetos de costura.

Por fim, é só fazer um saquinho de tecido que deverá ser preso no porta tesoura por meio de um botão. Esse saquinho vai abrigar fios, botões diversos e outros itens que você precisar.

Está pronto!

 

Gosta de patchwork? Confira outras ideias

cabeceira cama 01

 

cabeceira cama 02

Uma cama do tipo box requer uma linda cabeceira. Se você ainda não tem a sua, inspire-se nestas ideias incríveis e confeccione a sua cabeceira usando a técnica do patchwork, a arte de juntar retalhos de tecidos.

A primeira sugestão foi feita a partir de almofadas prontas. O suporte para pendurá-las é feito com um simples varão para cortinas. Aliás, todas as ideias a seguir apresentadas também é usado este objeto. As alças são do mesmo tecido da almofada.

Nos outros dois exemplos acima a técnica do patchwork fica ainda mais evidente. É possível fazer uma linda combinação de core e tecidos para ficar de acordo com a decoração do quarto. Veja mais aqui.

[Sew, Mama, Sew!]