Receitas caseiras e dicas para acabar com as espinhas

As espinhas e acnes são grandes inimigas dos adolescentes, mas muitas vezes elas persistem até a fase adulta. Isso pode acontecer por razões hormonais ou genéticas, só um médico poderá diagnosticar a causa de aparecimento de acne em sua pele.

auto estima

As nossas glândulas sebáceas são responsáveis pela formação de uma gordura essencial à proteção da pele. Porém, quando a fabricação é em excesso, uma quantidade do sebo fica concentrada e entope os nossos poros. No momento em que a gordura é demais, as bactérias também aumentam, principalmente aquela chamada de Propionibacterium acnes.

espinhas-rosto

Esses micro-organismos liberam substancias tóxicas, desta forma, para se conter o avanço das bactérias, o nosso organismo libera as células de defesa. Todo esse ciclo gera uma inflamação com pus. Quando este pus chega à superfície da pele, surgem as espinhas.

pele

Confira dicas simples que são capazes de controlar a oleosidade da pele, evitando cravos e espinhas:

  • Água muito quente na hora do banho retira a oleosidade natural da pele. A tendência é que se produza ainda mais sebo. Procure usar sabonetes específicos para o rosto.
  • Na maquiagem opte por produtos com o efeito mate para que o rosto fique com aspecto menos brilhante. Lembre-se de retirar muito bem a maquiagem antes de dormir, de preferência use uma loção adstringente.
  • Lencinhos umedecidos nem sempre são boa opção para peles oleosas, pois dependendo dos componentes do produto, o problema pode ser agravado. Prefira lenços de papel.
  • Franja também não é recomendada. O sebo do cabelo descerá para o rosto, e com os fios cobrindo a testa haverá facilitação da formação de óleo, pois a pele não respirará.
  • Poluição e oleosidade da pele são ingredientes causadores de acne. Por isso, limpeza profunda é sempre bom.
  • Não fuja de protetores solares. Basta usar aqueles normalmente em gel dedicados a peles oleosas.
  • Antes de dormir e após lavar bem o rosto é recomendável usar cremes para peles oleosas. Quando acordar retire o produto e aplique o protetor solar.

Young Woman

Há diversas receitas caseiras para solucionar este problema, confira algumas:

  • Receita caseira para retirar manchas de pele das espinhas que já secaram:

Use um pouco de polpa de limão ou de abacaxi somente sobre as manchas. Lembre-se de que você jamais deverá sair ao sol quando aplicar estas frutas. Deixe agir por 15 minutos e retire tudo muito bem usando água fria. O ácido ascórbico contido nestes alimentos é capaz de auxiliar na remoção dos sinais escuros. Sempre que fizer uso desta receita caseira, aplique na pele protetor solar, sem óleo em sua composição, mesmo que não for se expor ao sol.

  • Receita caseira para espinhas que não secaram ou que estão surgindo:

Basta aplicar sobre a pele um pouco de mel com própolis. Deixe agir por 15 minutos e retire com água fria. O mel combinado com o própolis tem efeito cicatrizante e secará a espinha.

  • Receita caseira para evitar espinhas:

Misture 1 colher de sopa de mel, 3 colheres de sopa de gel da babosa (retire diretamente de dentro da folha), 2 colheres de sopa de inhame cru picado bem pequeno e 1 colher de sopa de calêndula seca. Aplique sobre a pele e deixe agir por 15 minutos. Retire com água fria. Repita esta receita dia sim, dia não.


Publicado

em

,

por