Como fazer desenho com efeito 3D à mão – Passo a passo

A tecnologia 3D é chamada assim porque combina numa só imagem um mundo que contém, como o próprio nome diz, três dimensões. O nosso cotidiano já está sendo toma por estes tipos de imagens e animações.

desenho 3d 01

Ao que tudo indica, dentro de um tempo bem curto, veremos que este tipo de tecnologia invadirá muito mais áreas de nossas vidas e não somente o cinema, a televisão e o computador, como ocorre nos dias de hoje.

A grande e mais atual aposta dos pesquisadores para o futuro é o aprimoramento da tela de cristal líquido em televisões e demais aparelhos do gênero, para que não haja a necessidade do uso dos óculos especiais a fim de que a imagem em formato 3D seja projetada e nós consigamos enxergá-la com perfeição.

O que de modo bem provável você não faça ideia é que o estudo deste efeito 3D já havia começado a se desenvolver de forma embrionária ainda na década de 50. As primeiras experiências foram realizadas nos Estados Unidos e foi também lá que se exibiu o primeiro filme em 3D no cinema, obviamente que os recursos eram precários e nada comparado ao que temos hoje ao nosso alcance.

Na verdade a terceira dimensão não existe, mas é uma ilusão criada pelo nosso cérebro, cujo fenômeno foi batizado de estereoscopia. Para formar uma imagem 3D é preciso que duas imagens se projetem na mesma cena, mas em pontos de observação um pouco distintos. A mente faz o trabalho de fundir uma imagem na outra e cria a ilusão da terceira dimensão.

desenho 3d 03

Agora, o que você também não sabe é que é possível fazer desenhos à mão com efeito 3D. Isso mesmo, todos os modelos apresentados acima foram feitos com uma simples folha de papel em branco e algumas canetinhas hidrográficas coloridas.

Quer saber como reproduzir as imagens acima em sua casa? Confira o passo a passo abaixo preparado para você:

Materiais necessários:

  • Canetinhas coloridas do tipo hidrográficas (indispensável pelo menos três cores, sendo que uma delas deverá ser necessariamente a preta)
  • Folhas de papel sulfite
  • Lápis

Modo de fazer:

desenho 3d 02

Siga os números mostrados no canto de cada um dos quadrinhos acima:

  • Imagem 1: usando o lápis e a folha de papel sulfite branca, desenhe o contorno de sua mão e um pouquinho mais do seu pulso. Procure fazer o contorno com certa perfeição.
  • Imagem 2: agora, utilizando-se da caneta hidrográfica na cor preta, repare o desenho que deverá ser iniciado. Em toda a parte de fora do contorno da mão deverão ser feitas linhas paralelas, retas e com a distância entre cada uma delas de no máximo 1 centímetro e no mínimo 0,5 centímetro.
  • Imagem 3: as linhas que ficarão ficar dentro do desenho da mão deverão ter uma certa “inclinação” ou certo “arredondamento”. Repare nos quadros explicativos acima.
  • Imagem 4: siga os passos 2 e 3 até que se complete de linhas toda a folha de papel sulfite.
  • Imagem 5: agora, usando as canetinhas coloridas, você deverá repetir o ensinado nas imagens acima. Complete cada um dos espaços que restarem em branco. Não deixe nenhum espaço de papel sem pintar.

O resultado é este conferido abaixo:

desenho 3d 01

 


Publicado

em

por