Ansiedade – Dicas reais e remédios fitoterápicos para controlar

A ansiedade é a típica sensação de desconforto que, de modo constante, vivemos atualmente em razão dos dias atribulados. Segundo o site da Associação Brasileira de Medicina Biomolecular, os sintomas da ansiedade são insônia, apreensão, irritabilidade, inquietação, impaciência, nervosismo, agitação, hiperatividade, humor lábil, dificuldades de aprendizado.

Sono

O ideal é saber conviver com este sentimento, jamais excluí-lo, pois ele é necessário para podermos tomar melhores decisões. É preciso esclarecer que ansiedade não se trata de uma doença, mas ela faz parte do nosso sistema de defesa quando devemos fugir de uma situação de perigo ou que nos aflige, por exemplo. Uma experiência traumática pode influir no nosso grau de ansiedade para o resto da vida. Perceba, desta forma, que o que preocupa de verdade é a ansiedade em excesso que é capaz de atrapalhar as atividades do dia a dia.

anciedade-cura

Muitos especialistas afirmam que a ansiedade é um dos sentimentos do nosso século. De acordo com pesquisas, oito em cada dez trabalhadores apresentam sintomas de ansiedade ao longo de suas carreiras. Mas são as mulheres normalmente que sofrem mais com a ansiedade excessiva, tudo por causa dos hormônios.

Confira dicas práticas para controlar e diminuir este sentimento de desconforto:

  • O primeiro passo, e talvez o mais simples, é enfrentar o problema que causa a ansiedade. Só assim o caminho do medo é percorrido.
  • Mas e se o fato que causa o nervosismo está longe? O melhor é mentalizar a melhor solução e, muito importante, ter pensamento positivo. Parece muito ingênuo? Pensar no melhor diminui as imaginações de catástrofes e, por consequência, diminui a ansiedade.
  • A insegurança, quando não controlada, dá lugar à ansiedade. Por isso, conviva bem com suas inseguranças e sane-as com inteligência para que não vire nervosismo.
  • Respirar lentamente ou descansar desacelera o cérebro, use quando está tomado por inquietação.
  • Muitas pessoas têm ansiedade porque apresentaram algum sintoma de possível doença. Pare de ficar vendo possíveis diagnósticos na internet antes de consultar um médico. Isso ajuda muito.

esquizofrenia

É certo que até mesmo a nossa alimentação pode sofrer grande influência em nossa saúde mental. Por isso, nada melhor do que selecionar o que ingerimos para evitar que a ansiedade chegue em excesso.

Veja algumas dicas relacionadas à ansiedade, alimentação e perda de peso:

  • Café e álcool causam instabilidade emocional e aumentam a ansiedade, portanto, evite-os.
  • O ansioso faz tudo às pressas, inclusive suas refeições, assim o corpo sempre responde com mais fome. Se você quer perder peso, por exemplo, tenha em mente que esse processo é algo que demora. Está nervoso e vai direto para um chocolate? Nem descansou das férias que fez e sente-se fatigado? Trabalha demais e quase não arruma tempo para suas coisas? Solução: anote cada atividade e faça uma por vez, assim, o corpo se concentra e a ansiedade diminui.
  • Mastigar bastante antes de engolir também ajuda a “enganar” o cérebro, a sensação de saciedade chega mais rápido e a ansiedade é controlada.

floral de bach

  • Florais de Bach são usados para alcançar o equilíbrio em algum ponto desajustado de nosso organismo, são essências de plantas que podem ajudar a administrar as pressões diárias por meio de controle específico de cada sentimento. Para medo ou ansiedade use floral mimulus, cherry plum, aspen ou red chestnut.
  • Alguns chás fazem um tratamento homeopático que é capaz de amenizar as doenças da alma. Para ter equilíbrio espiritual, tome chá de valeriana, alcaçuz em pó, erva de São João ou lúpulo.
  • Um copo de leite com 2 colheres de chá de funcho amassado e mel para adoçar tem a habilidade de acalmar e até mesmo afastar maus pensamentos. Tome antes de dormir.
  • Use óleos essenciais para perfumar sua casa e tenha tranquilidade em todos os cômodos. É só misturar 2 gotas de óleo de rosas, 2 de erva cidreira e 3 gotas de óleo de alfazema.


Publicado

em

por