Como fazer seu próprio óculos 3D – Passo a passo com molde

Os óculos 3 D são acessórios indispensáveis para a maioria das idas ao cinema de hoje em dia. As televisões, os videos game e os computadores também ganharam esta tecnologia que veio definitivamente para ficar. Infelizmente, nem sempre o preço dos óculos é algo convidativo.

A solução é improvisar e confeccionar em casa. Sim, é possível!

oculos 3d

Os óculos 3D funcionam com imagens que possuem duas componentes, uma na cor azul e uma vermelha. Quando colocamos um óculos que possui cada lente nestas cores a diferença na perspectiva entre as duas imagens faz com que haja ilusão de tridimensionalidade.

Fazer um óculos 3D é fácil. Os materiais necessários são:

  • Tesoura
  • Cola branca escolar
  • Impressora
  • Papel sulfite
  • Cartolina
  • Papel celofane azul e vermelho.

Veja o passo a passo:

  1. Imprima o molde acima numa folha de sulfite (ajuste o tamanho para seu rosto, aumentando ou diminuindo, conforme precisar).
  2. Cole a folha de papel na cartolina e recorte as três peças, recorte inclusive onde estão marcadas as cores das lentes.
  3. Cole os celofanes azul e vermelho nos locais indicados usando uma cola branca escolar. Se desejar, cole mais um molde do óculos por cima das emendas dos celofanes. Assim o acessório ficará melhor acabado.
  4. Cole as hastes junto da armação formando os óculos.
  5. Espere secar a cola e dobre as hastes. Está pronto.

Dica: se você tem uma armação de óculos antiga basta trocar as lentes de vidro por plástico e pintar a lente esquerda de vermelho e azul do lado direito. Use uma caneta permanente para isso.

Mas, como funcionam os óculos 3D?

Segundo informações do site da Revista Mundo Estranho, os óculos 3D são capazes de alterar a forma de propagação da onda de luz. Conforme ocorre do modo normal, uma onda luminosa vibra em todos os sentidos. Entretanto, quando uma imagem é vista em terceira dimensão por meio destes óculos especiais, ela está polarizada. O que significa isso? Simples. As ondas de luz que compõem a imagem vibram em apenas dois sentidos: o vertical e o horizontal, segundo o físico Mikia Muramatsu, da USP, em entrevista para o periódico.

No cinema, por exemplo, a imagem é lançada na tela por dois projetores: um que emite ondas de luz verticais e o outro que emite ondas no sentido horizontal. Cada um deles é capaz de projetar a cena de um ângulo diferente, assim se imita a sensação de profundidade percebida pelo olho humano. Os óculos, fazendo o seu papel, também funcionam como um certo polarizador: uma das lentes seleciona os raios de luz verticais e eliminando os demais, já a outra faz o mesmo, mas desta vez com os horizontais. Assim, cada olho nosso só vai receber a imagem de um dos projetores. Ao final de todo esse processo, a soma das duas visões vai simular relevos e volumes em formas tridimensionais.

[Mundo Estranho]


Publicado

em

,

por