Derreta giz de cera com secador de cabelo e faça um lindo quadro – Passo a passo

O giz de cera é um velho conhecido de todos desde a época em que éramos crianças. O material que parece ser bem simples pode se transformar em um lindo trabalho quando empregadas as técnicas corretas e diferentes daquelas já conhecidas.

giz de cera quadro 01

Nossa proposta apresentada agora é elaborar um quadro, um painel ou simplesmente um desenho no papel usando giz de cera derretido de um modo bem interessante e inovador. A técnica consiste em derreter o material usando um secador para cabelos. Se quer aprender a fazer o desenho, confira em mais um passo a passo do Arteblog.

Ambos os quadros acima foram feitos com a técnica do giz de cera derretido com o secador para cabelos. O segredo está em elaborar e aperfeiçoar o modo de desfazer o giz para que ele consiga tomar forma em cima da tela ou do papel.

giz-cera-desenho2

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Luva de látex usada em ambientes hospitalares (material opcional que servirá para o giz de cera derretido não grudar ou machucar as mãos quando esquentar e derreter)
  • Giz de cera de cores diferentes (prefira aqueles mais finos, pois os mais espessos são mais difíceis de derreter)
  • Secador de cabelos
  • Objeto que vai receber o desenho: tela, cartolina ou simplesmente uma folha de papel sulfite
  • Pinça ou alicate de metal que possam ser sujadas de giz de cera

Modo de fazer:

Antes de sair apontando o jato de ar quente para o giz de cera, nós aconselhamos você a fazer um pequeno teste sobre uma folha de papel qualquer. Depois de “pegar o jeito” para derreter o material, já pode iniciar o desenho sobre o objeto escolhido (tela ou cartolina).

Você deverá trabalhar com pedaços de giz de cera de no máximo 2 centímetros de comprimento. Aos poucos, vá quebrando o material na medida em que for usando.

“Segure” o pedaço de giz de cera com a pinça ou o alicate. Também é possível segurar com as mãos usando as luvas de látex. Mas tome cuidado, pois o jato de ar irá sair bem quente do secador.

giz-cera-desenho

Aponte o secador para o giz e aguarde ele ir derretendo aos poucos. Lembre-se de usar o secador na potência máxima.

O giz de cera vai tomando forma líquida e você deverá empurrar a tinta formada com o jato de ar. O desenho então vai atingindo as formas que você deseja.

Não se esqueça de usar diferentes cores de giz de cera para obter um quadro bonito.

[Jenna Brown]

 

O Arteblog tem outras dicas bem interessantes para serem trabalhadas com o mesmo material. Quer conferir? Veja!

Se você tem filhos pequenos ou trabalha com crianças, com certeza já deve ter jogado restos de giz de cera. Os pequeninos adoram brincar e desenhar com eles, mas quando ficam velhos, são colocados de lado.

Quer uma boa ideia para reciclar giz de cera? Aí vai um belo trabalho. Aprenda agora com mais um Passo a Passo. Veja aqui.

Esta técnica de pinta panos de prato ou de copa com giz de cera é muito fácil e apresenta um lindo resultado. Apresentamos um passo a passo para você fazer em casa e sem nenhuma dificuldade. Veja aqui.