Governo oferece pequenos empréstimos para artesãos – Confira as opções

Pensando em incentivar e, principalmente, fazer crescer a atividade desenvolvida por um artesão, os governos estaduais e federal criaram alguns mecanismos de empréstimo facilitado para trabalhadores que usam sua arte como fonte de sustento de suas famílias.

Confira abaixo duas opções de empréstimo facilitado para artesãos e profissionais semelhantes, são incentivos de concessão e de pagamento descomplicados:

 

Empréstimo do governo estadual:

O Estado de São Paulo se preocupou em desenvolver e preservar o trabalho de seus artesãos. Para tanto criou a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal das Comunidades. Seu principal objetivo é pesquisar os problemas ligados à absorção da mão de obra e orientar, executar e supervisionar a política de absorção de mão de obra já marginalizada.

A população do estado de São Paulo conseguiu desenvolver um artesanato típico e peculiar, produzido com matéria-prima advinda da floresta tropical. Há uma mistura de técnicas trazidas pelo nosso colonizador que veio da Europa e aquelas ensinadas pelos indígenas e negros.

Podemos citar o Apiaí, no Vale do Ribeira, e suas cerâmicas rústicas, figurativas, utilitárias e decorativas de enorme valor histórico, cultural e econômico; o Vale do Paraíba, com trançados de fibras vegetais, os entalhes de madeira, a cerâmica de origem silvícola e a de alta temperatura, de influência oriental.

Se você é um artesão do Estado de São Paulo e deseja se cadastrar na Sutaco para ter seu trabalho mais reconhecido, consulte as informações abaixo:

Sutaco
Rua Boa Vista, 170 3º andar – blocos II e III – Sé

CEP 01014-000

São Paulo – SP

Fone: (0xx11) 3241-7327

Fax: (0xx11) 3241-7337

Cadastramento: (0xx11) 3241-7334

Ouvidoria: (0xx11) 3241-7338

Email: [email protected]

Além disso, como incentivo, o governo de São Paulo criou um programa para concessão de microcrédito, para que pudesse incentivar e propagar o trabalho dos artesãos, haja vista que os artesãos encontram enorme dificuldade em obter financiamento para capital de giro e/ou investimentos fixos nas condições formais.

As condições para obtenção do empréstimo podem ser obtidas na página dedicada ao serviço na Internet. Veja aqui.

Telefones:

(11) 3241-7303

(11) 3241-7338 ou 3241-7332 ou 3241-7345

 

Empréstimo do governo federal:

A Caixa tem um empréstimo para facilitar o trabalho de determinados profissionais, em especial aqueles que trabalham com a sua arte. É chamado de Producard e tem o objetivo de financiar a compra de matéria prima e melhorar os mais variados tipos de negócios.

Poderão ser beneficiados e adquirirem o Producard todos os profissionais que participam de entidades de classe e de cooperativas de produção, produtores rurais e pessoas de baixa renda da economia informal, incluindo pessoas que fazem determinados trabalhos manuais.

Se você tem vontade de aperfeiçoar sua arte, o empréstimo é feito para você. Além disso, o Producard pode ser adquirido por açougueiro, caminhoneiro, funileiro, alfaiate, carpinteiro, marceneiro, artesão, pintor, confeiteiro, mecânico, barbeiro, costureiro, serralheiro, bombeiro hidráulico, eletricista, tratorista, bordadeira, esteticista, pescador, borracheiro, estofador, protético, cabeleireiro e fotógrafo.

O valor do empréstimo é de até 50 mil reais e o tempo para o pagamento é até 36 meses. O dinheiro, depois de aprovado, fica disponível em um cartão magnético e as matérias primas vão sendo adquiridas em lojas que são parceiras da Caixa.

As prestações mensais possume taxas de juros são pós fixadas e o prazo para quitação é bem interessante. Você só vai começar a pagar quando usar o crédito e, se desejar, pode adiantar o valor das prestações. O prazo para iniciar o uso do dinheiro é de dois até seis meses.

Para saber mais, ligue: 0800 726 0101. Ou ainda, acesse o site oficial da Caixa Producard.


Publicado

em

por