Cadastro Nacional do Artesão garante benefícios ao profissional – Faça o seu

O Governo Federal decidiu organizar todos os artesãos do país de modo a formar um cadastro nacional. A unificação das informações deste setor vai ocorrer por meio do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – Sicab.

Unificar os artesãos é medida que tem o objetivo de ampliar o alcance social e econômico deste setor e ainda levantar informações sobre esta atividade profissional.

Além disso, o artesão ainda vai ter direito a obter uma Carteira Nacional do Artesão e uma Carteira Nacional do Trabalhador Manual, documentação essencial para poder ingressar em ações do governo federal que envolvam artesanato.

Benefícios

O trabalhador que fizer o seu cadastro vai poder participar de projetos do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, conferindo de perto cursos de capacitação para desenvolver suas atividades, feiras e eventos para comércio dos próprios produtos.

Quando o cadastro dos artesãos for definitivamente unificado, vão ser aumentados os programa para incentivo à arte e políticas públicas voltadas para este setor.

O artesão que deseja se cadastrar e receber a documentação referente à sua atividade laborativa, deverá comparecer até a Coordenação Estadual do Artesanato que pertence ao seu estado. Além de portar os documentos pessoais, o profissional deverá levar consigo duas amostras dos trabalhos manuais que realiza para que sejam avaliados.

Sobre o Programa do Artesanato Brasileiro

Em um vídeo excelente, Rosa Meusburger explica o que é o Programa. Assista abaixo:

Para Fazer Sua Carteira do Artesão

  1. A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab).
  2. Para se cadastrar, é necessário fazer uma prova de habilidades técnicas e a emissão da carteira.
  3. Onde? Na Coordenação Estadual de Artesanato do seu Estado. Veja abaixo a lista

Pab Coord Estaduais Do Artesanato by Bo Coleman on Scribd