Conheça a casa do artesão brasileiro

A casa do artesão brasileiro é um conjunto arquitetônico chamado de Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. Fica localizado na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente na Praça Tiradentes, e tem o objetivo de  incrementar a exposição do artesanato, potencializar sua comercialização e capacitar os artesãos em questões de design e gestão de negócios.

O lugar abriga exposições sobre os mais variados temas e sobre os mais variados tipos de artesanato que são vindos de todos os cantos do país. Destacamos um pouco do artesanato encontrado na casa do artesão brasileiro:

  • Artesanato Maragogipinho (BA): é inconfundível, por conta do acabamento com tauá (pigmento usado em decoração, proveniente de argila rica em óxido de ferro, que dá uma coloração avermelhada).
  • Panelas de barro do Vale do Jequitinhonha (MG): iniciaram-se com a confecção de peças utilitárias que eram feitas pelas mulheres chamadas de paneleiras. A tradição manteve-se por gerações – bisavós, avós, mães e filhas. Todas faziam moringas, vasilhas, panelas, potes, entre outros, com uma marcante influência indígena.
  • A cerâmica artesanal domina a atividade econômica de Tracunhaém (PE), onde há dezenas de ateliês e oficinas trabalhando com barro.

Além disso, o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro disponibiliza uma biblioteca para que o interessado procure e encontre publicações sobre os grandes mestres-artesãos, catálogos, livros de técnicas artesanais, de design, conservação, restauro, além de guias de antiguidade e de artesanato.

Para saber mais, visite o site oficial do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro