Como vender artesanato pela internet

Hoje, vender pela internet é uma das melhores saídas para conquistar mais consumidores. O artesanato não pode ficar de fora. Artesãos individuais, associações, cooperativas podem ampliar suas vendas por meio do e-commerce.

O e-commerce é o comércio eletrônico que se utiliza da internet para realizar vendas de produtos. A criação de uma loja virtual requer determinadas peculiaridades, como dar a devida oportunidade aos clientes de conhecerem detalhadamente o seu trabalho, disponibilizar fotos e vários modos de realizar a compra, o pagamento e o envio, inclusive atendendo para o exterior.

Em especial, o comércio eletrônico voltado para o artesanato precisa se adequar a algumas exigências, como a escolha de embalagens resistentes o suficiente para aguentarem o processo de envio até a residência do consumidor.

O e-commerce, principalmente na área dos trabalhos manuais, tende a crescer nos próximos anos, primeiro pela facilidade na hora da compra e segundo pela exclusividade que só o artesanato dá aos consumidores.

Produtos feitos por artesãos são cada vez mais valorizados em razão de que dificilmente uma peça será idêntica a outra.

Sebrae diz que 53% das micro e pequenas empresas brasileiras não continuam no mercado nos primeiros três anos de vida porque não têm planejamento. Pense o que vender, quem são seus concorrentes, quanto gastará e quem irá montar a loja virtual.

Quer obter ajuda do Sebrae? Consulte mais no site.

Dica: Quer começar a vender seus produtos pela internet e não pagar nada para anunciar? Anuncie no Arteblog. Veja como aqui.