Artesã transforma escama e couro de peixe em artesanato

Este buquê lindo foi feito de escamas e couro de peixe. O trabalho maravilhoso é desenvolvido por um ateliê chamado de Flor do Mar que fica na comunidade carente da região metropolitana do Recife.

São feitas transformações do que antes seria lixo em peças de trabalhos manuais.

São mais de cem tipos de bijuterias, peças para decoração e utilitários que são desenvolvidos a partir de materiais como o couro do peixe. Tudo é autorizado pelo Ibama.

Além disso, o trabalho gera renda para cerca de 45 famílias da Associação das Mulheres Artesãs de Igarassu – Amai. As pessoas que desenvolvem o artesanato recebem uma qualificação de mão de obra por meio de treinamentos para produçao de flores feitas com escamas de peixe.

A técnica foi trazida de Cingapura, na Ásia, e chegou até o Brasil pela empresária Cleide Cunha que fez pesquisas e aprimorou o trabalho após morar naquele país e se inspirar nos artesanatos desenvolvidos por lá.

Consegue-se equilíbrio do meio ambiente com a nova destinação de materiais que antes iriam para o lixo. Também não ocorre impacto ambiental com possíveis resquícios ou odores que possam vir da pele dos peixes após o seu tratamento para ser usada em trabalhos manuais.