Artesanato com lacres de latinha faz sucesso e gera renda

Há muito tempo se fala em artesanato com lacres de latinhas de alumínio, mas agora um grupo de mulheres de uma cidade chamada de Riacho Fundo, conseguiu descobrir uma fórmula para ganhar dinheiro com essa técnica.

O artesanato deu tão certo que as mulheres resolveram criar uma associação para dar conta de tantos pedidos. É a chamada Associação Cia. do Lacre. Depois disso, a prpdução foi chamada de Riacho Fundo Bolsas. São ao todo 47 artesãs que moram numa cidade próxima de Brasília e estão mudando suas vidas com o trabalho manual que desenvolvem com lacres de latinhas de refrigerante e cerveja feitas em alumínio.

Os principais modos de confecção das bolsas se dá por meio de crochê, tecido e trabalhos entrelaçados, mas as artesãs contaram que só começaram a ter retorno financeiro e reconhecimento quando fizeram um curso de design pelo Sebrae. Depois as encomendas foram aparecendo em número cada vez maior.

As bolsas e os cintos confeccionados pelas mulheres começaram a fazer tanto sucesso que a associação exportou trabalhos para São Paulo e Itália. Ficou interessada? O trabalho pode ser adquirido na Feira da Torre, em Brasília.

Para fazer uma bolsa pequena são usados cerca de 450 lacres. Para um tapete, por exemplo, são usados em torno de 10 mil lacres.

Quer aprender a fazer um lindo artesanato de lacres de latinha de alumínio? Acesse o passo a passo do Arteblog.

Para maires informações: Cia. do Lacre: (61) 399-2011 ou 399-7845

Do Papai Urso.


Publicado

em

por