Intolerância à Lactose – Informações

Quando descobri que não poderia mais tomar um copo de leite sem passar mal pensei que a vida iria ficar mesmo complicada, mesmo difícil. Confesso que não foi mesmo diferente desta primeira sensação os primeiros meses que passei tentando me adaptar à dieta bem restrita.

Mas como para tudo na vida tem alguma solução, vim falar para vocês um pouquinho sobre como aprendi a lidar com isso. Também postarei algumas receitas para as pessoas que estão começando nesta vida terem opções alimentares sem lactose para consumir.

intolerancia-a-lactose

A intolerância à lactose pode ser causada por diversos motivos. Uma inflamação intestinal, problemas infecciosos ou até mesmo por falência da produção de lactase. Como ela é a enzima que é produzida dentro do nosso intestino e que faz a quebra da enzima do leite, a lactose, na ausência dela, nosso corpo não consegue “absorvê-la”, causando então grande desconforto, dor, inchaço e diarreia.

Como são sensações bastante incômodas, é necessário restringir a dieta a produtos sem qualquer lactose.

lactose

Portanto, sem chocolate, sem queijo, sem leite, sem achocolatados e sem qualquer outra coisa que contenha algum traço do uso dela. E aí é que começam os problemas, já que são poucas as cidades que dispõem de uma grande gama de opções e os hábitos arraigados do consumo do leite são difíceis de mudar.

Lidar com a vontade de comer algumas coisas é bastante difícil, mas com alguns esforços ou com a ajuda da lactase manipulada é possível ter uma dieta equilibrada e ainda gostosa.

Já encontramos leite com lactose reduzida em

  • Chocolate de soja
  • Achocolatados em pó vegetais
  • Queijo de soja (é parecido com o queijo branco, um pouco mais rígido que o tofu e bastante versátil na alimentação)
  • Leite condensado
  • Creme de leite e até doce de leite de soja
  • Sem contar ainda as comidas que podemos fazer em casa, controlando aí de forma melhor o alimento final.

Veja também


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Intolerância à Lactose – Informações”

  1. […] falei no post anterior, a vida sem lactose é difícil mesmo de ser levada, mas não é impossível comer bem sem que […]