Sucesso no Paraná: artesanato com couro de peixe

O artesanato feito com couro de peixe ganhou reconhecimento no Paraná. Os artesãos reaproveitam os restos da pele e das escamas do peixe para desenvolver um lindo trabalho manual.

Confira a peça acima, é um bracelete feito com o couro e enfeitado com uma pedra. Lindo, não é verdade?

Além de estarem desenvolvendo melhor suas peças, os paranaenses conseguiram ganhar um importante prêmio de sustentabilidade e de design.

A cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná, possui uma associação que chamada de Associação Curtume do Couro do Peixe Ryo e Mar. Assim, são transformados os restos de pele e escamas de peixe em couro de uma ótima qualidade.

Os prêmios conquistados foram dados pela Revista Claudia e pelo Portal Planeta Sustentável, ambos de iniciativa da Editora Abril. O objetivo da premiação é reconhecer profissionais que são das áreas da arquitetura, construção e decoração, e que se preocupam com o respeito ao meio ambiente.

A associação das artesãs do couro do peixe é um grande exemplo de sustentabilidade. Prova disso é o seu reconhecimento pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP, o qual atestou que o artesanato do couro do peixe não polui o meio ambiente, apesar de um longo processo para curtir o material.

Dica do Sebrae.