Feira de Artesanato Mundial vai reunir trabalhos de todo o mundo

Os amantes dos trabalhos manuais não poderão deixar de visitar a Feira de Artesanato Mundial – FAM. O evento está na sua 7ª edição e vai reunir as artes de países como Peru, Colômbia, Filipinas, Síria, Líbia, Índia, Paquistão, Turquia, Marrocos, Rússia, Bolívia, Tailândia e Vietnã.

A feira acontecerá entre os dias 6 a 16 de setembro, no Manaus Plaza Shopping, na Av. Djalma Batista, Parque Dez de Novembro, na cidade de Manaus – Amazonas. O horário de funcionamento vai englobar os dias da semana das 16h às 22h, e os finais de semana e feriados, das 11h às 22h.

Além dos trabalhos dos povos de outras nações, a FAM vai ser um canal de exibição de produtos feitos com matéria-prima regional, visa gerar oportunidades de renda para a população urbana e rural do Amazonas, incluindo a categoria de extrativistas, indígenas e ribeirinhos. Além disso, municípios do estado do Amazonas também vão expor os seus trabalhos, como Barreirinha, Parintins, Manacapuru, Benjamim Constant, Maués e Santa Isabel do Rio Negro.

Além disso, outros estados do país já confirmaram sua presença, como Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Paraná e São Paulo.

A programação da feira será composta por mostra das confecções artesanais, mesas-redondas sobre comercialização do artesanato, produção, embalagem, design e distribuição, com técnicos internacionais. Atrações musicais e culturais também estão previstas para apresentações.

Os artesãos que irão exibir seus produtos fazem parte do Programa de Artesanato Amazonense e da Central de Artesanato Branco e Silva. Além disso, serão feitos desfiles de roupas artesanais e biojoias, e cursos de capacitação sobre artesanato, que terão o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto Economia Solidária, que trabalha com artesanatos, confecções, biojoias, reciclagem, alimentação, agricultura familiar e cultura provenientes de pessoas de baixa renda, também irão participar da exposição. Dados do A Crítica, da Uol.