Como restaurar um sofá – Faça em casa

Restaurar um sofá em casa não é tão difícil quanto você imagina. Recomendamos a utilização desta técnica para aqueles que desejam somente trocar o tecido.

Reformas em geral, como substituição da espuma, requerem melhores ferramentas e devem ser feitas em lojas especializadas no assunto.

Adquira um tecido de boa qualidade e próprio para cobrir estofados.

  • Inicie cortando em partes. Se for preciso, faça um molde de papel de cada parte do sofá e só então passe para o tecido.
  • Depois de cortar cada pedaço do pano, prenda tudo com alfinetes para garantir que o tamanho fique correto e o trabalho fique bem feito.
  • Perceba que o tecido foi “testado” de do lado do avesso no sofá.
  • É importante fazer isso para dar os ajustes finais antes de costurar definitivamente.

Não retire de uma vez só todo o tecido do sofá, faça por partes.

  • Tire um pedaço, costure na máquina, coloque-o novamente no sofá. Desta forma você não se perde.
  • Se for possível, compre uma boa quantidade de tecido, pois se você não tem experiência nesse trabalho, poderá errar e cortar nova peça.

É bem importante cortar tecidos que “sobrem” em relação ao tamanho do sofá. Depois com a ajuda dos alfinetes, você vai ajustando tudo e ao final poderá costurar com maior precisão.

Deixe por último a almofada de sentar. Se for possível coloque um zíper escondido na parte de trás da almofada, assim você poderá lavar somente a “capa” que você acabou de fazer.


Publicado

em

,

por