Como limpar sofá conforme o tecido

Limpeza de sofá exige uma técnica para cada tipo de tecido. O ideal mesmo é que se o seu móvel está mais exposto a sujeira, limpe-o a cada duas semanas com aspirador de pó e panos com pequena quantidade de detergente neutro.

A impermeabilização também é uma ótima opção.

Existem produtos no mercado que possuem a finalidade de impermeabilizar especificamente sofás. É uma grande proteção contra manchas em geral e poeira.

  • Sofá de tecido leve: primeiro, use o aspirador de pó. Se estiver manchado, use um pano limpo levemente úmido, procure absorver a mancha, mas jamais tente esfregar.
  • Sofá de couro: ele precisa ter o brilho conservado, então use somente um pano umedecido com água. É preciso secar com um tecido de algodão para dar viço.
  • Sofá de camurça: aspirador de pó é o ideal. Está manchado? Use um pano com um pouco de água e detergente neutro. Retire o sabão com um tecido úmido e deixe secar.

Existem produtos específicos para tirar manchas de sofás, independentemente do tipo do seu revestimento. Primeiro, aspire toda a mancha, depois, com um pulverizador, aplique o produto que tira manchas.

Com um pano seco, faça pressão sobre a mancha e depois aspire novamente. Este procedimento pode demorar um pouco mais, mas evita que a mancha saia junto com a cor ou a textura do tecido do sofá.
Do http://bbel.uol.com.br/casa/post/como-limpar-o-sofa-de-acordo-com-o-tecido.aspx