Como fazer artesanato com filtro de café usado

 

Artesanatos sustentáveis estão cada vez mais sendo valorizados. São trabalhos manuais cujas matérias primas são feitas com elementos recicláveis.

A natureza agradece e você recebe elogios. Nossa sugestão agora é usar coador de café usado para elaborar lindas peças artesanais.

Confira um passo a passo para você deixar um coador ou filtro de café (feito de papel) pronto para ser usado em qualquer tipo de arte:

Faça o café como de costume. Quando terminar de coar, não retire o filtro do suporte. Deixe a água escorrer por completo. Assim que estiver somente úmido você poderá retirar do suporte. Jogue fora a borra do café ou use-a como adubo para plantas.

Não tente esfregar o filtro para tentar tirar a borra que não saiu. Deixe como está e pendure o coador de papel no varal para secar de modo completo.

Quando estiver seco, abra o filtro na emenda. Rasgue ou corte com uma tesoura. Normalmente esta emenda não é usada nos artesanatos, pois ela tem uma textura diferente do resto do papel.

Com um pincel bem seco, você pode “varrer” todo o resto do pó de café que ainda tenha sobrado. Perceba que o filtro ficou com bonitas manchas que farão toda a diferença quando você for elaborar seu trabalho manual.

Com o coador de papel usado é possível criar cúpulas para abajur, luminárias, porta retrato, decoupáge em MDF, revestir paredes e muito mais.