Como fazer pintura sombreada ou flotagem

Fazer uma pintura em degradê requer uma espécie de técnica. Sombrear desenhos ou fazer a chamada “flotagem” é uma bela obra de artesanato.

Quer aprender? Confira nosso passo a passo:

Primeiramente, use um pincel chanfrado ou angular. Ele é estrategicamente cortado na diagonal e serve, dentre outras coisas, para auxiliar na elaboração de uma pintura sombreada.

Molhe o pincel na água e retire um pouquinho do excesso em um paninho. Depois coloque tinta bem na ponta maior do pincel.

Escolha o lugar que deverá receber o desenho sombreado pela tinta e sempre trabalhe com o pincel na diagonal. Deixe a ponta virada para a esquerda e, de forma suave e em movimentos longos, pincele de forma a puxar a tinta para frente.
A água que ainda se encontra no restante das cerdas fará com que a tinta seja depositada no caminho em que o pincel está fazendo.

Lembre-se de que, se a tinta faltar, você deverá refazer o processo desde o início, inclusive molhando o pincel novamente. Por isso, não se esqueça de fazer movimentos compridos.

Para ir ganhando prática, treine em outros objetos e só depois de ganhar segurança inicie a peça definitiva que irá receber o sombreado ou a flotagem.