Artesanato de Couro

Para falar de artesanato de couro, vou contar um pouquinho da origem e como eram utilizados o couro na história antiga.

No Egito antigo, encontraram-se pedaços de couro curtidos cerca de três mil anos A. C. Na China, a fabricação de objetos com couro já era efetuada muito antes da Era Cristã.

A História registra, ainda, que babilônios e hebreus usaram processos de curtimento, e que os antigos gregos possuíram curtumes. Além disso, os índios norte-americanos também conheciam a arte de curtir.

A partir do século VIII, os árabes introduziram na Península Ibérica a indústria do couro artístico, tornando famosos os couros de Córdova.

Em Pérgamo desenvolveram-se, na Idade Antiga, os célebres “pergaminhos”, usados na escrita e que eram feitos com peles de ovelha, cabra ou bezerro. Com o couro eram feitos, também, elmos, escudos e gibões. Os marinheiros usavam-no nas velas e nas embarcações de navios.

No Brasil, desde que a colonização se intensificou, os rebanhos se multiplicaram rapidamente. Os curtumes eram instalados facilmente e o couro era utilizado para fazer alforjes, surrões, bruacas, mochilas, roupas, chapéus, selas, arreios de montaria, cordas e muitas outras utilidades.

Nos últimos anos, em virtude de ser um material de custo alto, pela tendência da moda e outras exigências da vida moderna, ampliou-se consideravelmente o mercado de materiais diversos, sintéticos e naturais, em substituição ao couro.

O couro bovino é o mais utilizado, devido a ser o mais abundante do mercado e ao preço mais baixo.

Pesquisa/Fonte: wikipedia.org/wiki/couro

Infelizmente, em alguns casos, são utilizados couro de animais em extinção, em que se paga preços altíssimos no mercado da moda. Mas essa já é outra questão. Hoje encontramos couro nas diversas fabricações de móveis, vestuários e peças de artesanato.

Imagens da internet

 


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Artesanato de Couro”

  1. Avatar de Adriana Amaral
    Adriana Amaral

    É sempre bom passar por aqui e mergulhar neste mundo do artesanato,vc é uma pessoa extremamente especial e sabe tornar esta arte algo muito especial. Parabéns e boas férias!!!!!