Artesanato com Couro de Peixes

Do peixe quase tudo se aproveita, a carne, o óleo, e agora até a pele. Isso mesmo, a pele da tilápia é um novo material que tem sido usado para confecção de artesanato, no Nordeste.

couro peixe

De tudo o que poderia ser feito com o peixe, a parte que não se usava era o couro, que era jogado fora, agora pode-se dizer que tudo se aproveita.

Na Associação dos Produtores e Processadores de Peixes de Jaguaribara e Lages (Aplages), depois que os pescadores chegam com os peixes, e o filé e o óleo é produzido, o que antes se jogava fora, agora vira elemento principal para o grupo de 36 mulheres que faz peças artesanais com o couro da tilápia. Essas donas de casa, agora artesãs, fazem bolsas, sandálias, cintos, chaveiros, porta- retrato, cadernos, álbuns de fotografia, carteiras e portas moedas com o couro do peixe.

A atividade tem o apoio do Sebrae na capacitação tanto para processamento da carne como produção de peças de couro. Os objetos podem variar de R$ 3,00 (um chaveiro em forma de borboleta) a R$ 85,00 (uma bolsa feminina).


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Artesanato com Couro de Peixes”

  1. Avatar de maria c. pascoalino
    maria c. pascoalino

    è mto bom qdo vc rafael se arrisca e escreve. Diga-me e este cachorro ? é um labrador né , linnnnndo