Tire suas dúvidas sobre Yoga

Yoga é um tipo de atividade física que está ficando muito popular. Porém, diferente da maioria dos outros tipos de atividade física, como a malhação, a maioria das pessoas ainda têm dificuldade para saber exatamente como a Yoga funciona, quais seus benefícios, até que se faça parte de alguma aula.

O primeiro erro é achar que é um tipo de atividade física leve e que só mulheres que o fazem. Engana-se, Yoga é bem pesado, define todo o corpo, ajuda na respiração, no equilíbrio físico e emocional. É muito recomendado, inclusive para homens, que cada vez mais tem aderido ao Yoga.

Se você está com vontade de praticar  Yoga, mas ainda tem dúvidas, quem sabe essas perguntas enviadas pelos internautas da Revista Boa Forma, para o professor de Yoga Fábio Euksuzian. Confira:

Tenho hiperlordose e quero fazer Yoga. Que posturas são boas para mim? Tem alguma que devo evitar? – Márcia Santiago, por e-mail

Em primeiro lugar, é preciso contar com a orientação do seu médico e conhecer a severidade do desvio na coluna para saber quais são as possíveis restrições e as indicações. O professor também tem que estar a par do seu problema. A hiperlordose (que é a curvatura acentuada da lombar) costuma ser resultado do enfraquecimento dos músculos da região lombar e do abdômen, mas não chega a ser um impedimento para praticar Yoga. Algumas posições, no entanto, como as torções do tronco e as flexões para trás, costumam ser evitadas ou, pelo menos, controladas durante a aula. Por outro lado, vale a pena investir em posturas para fortalecer costas e abdômen, que vão ajudar a corrigir a postura e evitar dores na região lombar.

Cansei da musculação e estou pensando em trocar por Yoga. Corro o risco de perder condicionamento e massa muscular? – Clara Andrade, por e-mail

É provável, sim, que a troca faça você perder volume muscular, já que a Yoga não oferece o trabalho repetido de tensão nos músculos, que é o que leva à hipertrofia. Mas seu condicionamento físico não necessariamente será prejudicado, pois a prática indiana trabalha força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória – em intensidades diferentes dependendo do tipo de ioga que você escolher -, além de deixar os músculos definidos. Se a sua intenção é conservar ou continuar ganhando massa muscular, mas escapar da monotonia, uma alternativa é intercalar a Yoga e o treino com pesos ao longo da semana. Com isso, consegue músculos maiores como você deseja, um corpo alongado e mais consciência corporal.

Comecei a fazer Yoga, mas o resto da turma está mais avançada do que eu. Preciso de aulas extras para acompanhar o ritmo e não passar vergonha? Andréia Oliveira, por e-mail 

Não necessariamente. Em um grupo com praticantes de níveis diferentes, como é comum nos estúdios e academias, cabe ao professor ser criativo e competente para mesclar as posições praticadas na aula. Assim, todos saem satisfeitos com o que aprenderam e com o próprio desempenho. Para quem está começando, o mais importante é deixar o acanhamento de lado e aceitar o desafio da Yoga, dando o seu máximo para avançar sempre, mas sem se preocupar com os demais alunos.


Publicado

em

por