Abobrinha e seus benefícios

A abobrinha pertence ao gênero Cucúrbita, membro da família Cucurbitaceae da qual fazem parte mais de 700 espécies, incluindo os melões e as melancias. É originária das Américas do sul dos Estados Unidos,sendo cultivada em várias partes do mundo. No Brasil é cultivada o ano inteiro.

Os tipos de abobrinha mais comumente encontrados no Brasil são a abobrinha tipo menina, cujo nome botânico é Cucurbita moschata e a abobrinha do tipo italiana, cujo nome botânico é Cucurbita pepo. As cores encontradas nas abobrinhas variam bastante, podendo ser de coloração verde escuro, verde claro e até mesmo amarelo.

Ela está muito presente no cardápio dos brasileiros, devido seu sabor, sua textura leve e por ser um alimento de baixo valor calórico, onde 100g de abobrinha tem apenas 20 kcal.

Além disto, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A, potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, importantes para o desenvolvimento e crescimento da pele e da visão.

  • O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais.
    Podem ser consumidas cruas em saladas, como também cozidas, refogadas, assadas, grelhadas, fritas e incorporadas em outras receitas para o preparo de suflês, pudins, doces, etc. Evite descascar a abobrinha, no máximo, raspe-a com uma faca.

Por ser uma excelente fonte de fibras e por conter grandes quantidades de água em sua composição (cerca de 90%) a abobrinha é um alimento de fácil digestão e muito utilizado pra regular o funcionamento do intestino. Também é um ótimo alimento para controlar enjôos e tem ação vermífuga.

A abobrinha estraga rapidamente, ficando murcha e com a casca sem brilho. Fora da geladeira, ela é conservada por até dois dias. Já na geladeira, o período de conservação é de, no máximo, cinco dias.

Na hora da compra escolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas.


Publicado

em

por