Como cultivar lírios

São flores muito utilizadas em buquês de flores, adorno de casamentos e festas. Os lírios são flores que chamam muita atenção devido sua beleza e perfume.

Originários dos países do hemisfério norte, atualmente são cultivadas em todo o planeta. Devido seus cruzamentos entre si, hoje existe uma infinidade de cores das flores.

Uma curiosidade sobre os lírios é que eles, em conjunto com as rosas, tem em seu perfume uma substância chamada feniletilamina, capaz de estimular a produção de endorfina pelo organismo humano e trazer a sensação de bem estar e relaxamento.

Pertencente a família das Liliáceas e os principais grupos são os lírios orientais, caracterizados por terem mais perfume e flores grandes; os lírios asiáticos, com flores menores, quase sem perfume, mas com cores fortes e bem variadas e os lírios longuiflorum, de flor grande nas cores branca e creme.

É um das flores mais antigas que se tem notícia, tendo o mito de que são as lágrimas de Eva ao ter que deixar o Éden.

Há muita simbologia em torno dos lírios. A sua forma alongada e elegante é composta por seis pétalas que se reúnem em forma de hexágono, simbolizando, os níveis superiores da inteligência.

As Flores de Lírio representam casamento, pureza, inocência, majestade, doçura, paz, saudade, protecção, nobreza, etc.

Para os egípcios, as flores brancas de Lírio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores tinham nascido do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles. Já os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo referência à pureza, justificando os lírios nos buquês de noivas.

Em cores diferenciadas, os Lírios recebem significados especiais, representando os seguintes sentimentos:

  • Flores Amarelas: Sentir-se nas nuvens!
  • Flores Brancas: Estar no paraíso!
  • Flores de cor Laranja: Você é fascinante!

Houve um tempo em que se acreditava que os Lírios contribuíam para reconciliações de amantes, já que seus bolbos tinham poderes místicos que causavam a reaproximação dos namorados afastados.

Porém assim como as tulipas, os lírios florescem por um curto período e é muito difícil faze-las florir novamente.

Existe uma série de cuidados que devem ser tomados para que a planta floresça por um período maior e para que se consiga uma segunda floração.

Os lírios não gostam de luz solar direta e tem que se manter úmida a terra, porém sem encharcar.

Para conseguir que o vasinho de lírio floresça novamente você deve:

  1. Assim que as flores secarem, continue regando o vaso por mais três meses. Depois desse tempo pare de regar e espere que os galhos sequem por completo.
  2. Feito isso, retire os bulbos da terra, junto com os galhos e coloque em sacos plásticos que devem ser levados para a geladeira por 4 meses.
  3. Depois desse período, plante os bulbos novamente e deixe o vaso em local fresco e arejado.

Porém nada disso garante que ele dará flores novamente. Se você tiver sorte, as flores surgirão.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como cultivar lírios”

  1. Avatar de WILEN ORIOLI
    WILEN ORIOLI

    TENHO VISTO AS INFORMAÇÕES COM MUITO PROVEITO, E TEM NUITO AINDA AINFORMAR ÁS PESSOAS Q PRECISAM VIVER MELOR. EX; O USO DO AÇAFRÃO, DO GENGIBRE, ETC