Labirintite – dicas de alimentação e cuidados

Pé sem apoio, mundo girando, corpo desorientado pode ser sinal de labirintite. Tontura acompanhada de um zumbido chato, surdez, náuseas, vômito, suor frio e palpitações, são outros sintomas.

As causas podem ser várias, de doenças vasculares a disfunções hormonais. Se você já tem, um cuidado que pode ajudar a amenizar o problema é a alimentação.

05_06_08_labirintite_267x350

Um dos principais inimigos do ouvido é o açúcar. Ele está presente em quase todas as guloseimas, sorvetes, bolachas, pães, tortas, bolos e massas feitos com farinha refinada.

  • Uma dica é consumir frutas como banana, abacaxi, maçã e pera, que podem ser levadas ao forno com um pouco de canela, dando um gostinho especial. Já as massas, o ideal é optar pelas integrais.

labirintite-ouvido

O sal é o segundo maior vilão, devido ao aumento da pressão nos vasos que ele causa. Troque este condimento por temperos naturais, como alecrim, cebolinha, sálvia e salsinha. E corte os salgadinhos, empanados, sopas prontas e lanches de fast food.

É extremamente necessário evitar o consumo da cafeína presente no café e nos refrigerantes, especialmente naqueles à base de cola, e a teína encontrada nos chás de plantas e ervas, sem contar o chimarrão.

Eles estimulam o labirinto e podem causar as temidas tonturas. No lugar dos refrigerantes, beba água de coco ou sucos naturais. Evite também as bebidas alcoólicas, elas podem causar vertigens agudas e intensas, vômitos e problemas na coordenação motora e nos reflexos.

labirintite1

Cultive hábitos saudáveis como comer a cada três horas. Ficar de jejum, não é uma boa ideia. Outra indicação é hidratar- se com aproximadamente 2 litros de água por dia. E para completar, procure ficar longe do tabaco.

Na maioria das vezes o labirinto só entra em parafuso por causa de doenças já instaladas no organismo, as principais são: hipertensão, hipotireoidismo, colesterol e triglicérides elevados e diabetes.


Publicado

em

por