Chá Vermelho – propriedades e receita

O chá vermelho é feito da erva Camellia sinensis, planta que também deriva os chás verdes e brancos. É muito utilizado em dietas, acelerando a perda de peso, combatendo o inchaço, diminuindo a fome e a vontade de comer, diminui o colesterol e o nível de gordura no sangue.

Mas pouca gente sabe que ele não é um produto natural, pois nasceu da elaboração de um processo de conservação do chá verde. Isso mesmo, o processo consistia em fermentar o chá, o que acabou escurecendo-o e criando o chá vermelho.

Ele é muito bom para regular as funções do corpo, atuando principalmente na regulação do estômago, sendo muito usado pelas pessoas que tem dores nesta região.

  • É um chá que também desintoxica e reforça o sistema imunológico, estimulando a secreção das glândulas digestivas, facilitando a digestão. O chá vermelho também é rico em vitamina C, sais minerais e antioxidantes.

No Brasil, é muito consumido em forma de chá ou em cápsulas, podendo ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação e produtos naturais. A versão em cápsula pode ser encontrada em 1,5 e 2,5 gr.

  • A dose diária recomendada é de 4 xícaras ou 2 cápsulas, evitando seu consumo a noite, pois contem cafeína o que pode inibir o sono.

É contra indicado para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca, gestantes e lactantes.

Seu preparo é igual a qualquer outro chá:

Ferva a uma xícara de chá de água, coloque de uma a duas colheres de sopa do chá vermelho e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe, adoce e beba ainda morno.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - RafaelEm: agosto 22, 2011 | Em Ervas medicinais, Geral  | Tags: , , , ,  

Uma resposta para “Chá Vermelho – propriedades e receita”

  1. RODRIGO disse:

    EU ADOREI O CHÁ VERMELHO