Ervas e plantas medicinais – Precauções

Atualmente as farmácias de manipulação estão ganhando destaque e fazendo muito sucesso entre as pessoas que querem levar uma vida mais saudável e aquelas que querem perder peso.

Para isso a cada dia surge uma novidade para ajudar essas pessoas a consumirem ervas e plantas medicinais sem muito esforço. Porém, deve se ter muito cuidado e sempre procurar um médico antes de ir tomando chás e remédios, mesmo que eles sejam os denominados ‘naturais’.

Toda planta ou erva que vira chá ou remédio tem seus prós e contras.

Ela pode ajudar você a emagrecer mas também pode causar riscos a sua saúde. Antes de iniciar uma dieta procure saber se você é alérgica a algum composto ou se sofre de alguma enfermidade (diabetes, hipertensão, insuficiência renal, insuficiência respiratória, etc), pois uma grande maioria de ervas pode agravar essas doenças.

Um exemplo: o Chá Verde

O chá verde é um ótimo exemplo. Este tipo de bebida se tornou uma febre entre as pessoas que querem perder alguns quilinhos. Todas elas têm na ponta da língua suas vantagens:

Ajuda a emagrecer, na digestão, no bem estar, na queima de gordura, etc.

Mas o que muita gente não sabe é que o chá verde não é recomendado

  • Para pessoas com gastrite,
  • com insônia,
  • doenças cardiovasculares, etc,
  • pois seu consumo pode além de agravar sua situação causar doenças mais graves.

Por isso, tome cuidado e não vá tomando chás de qualquer planta sem antes saber realmente quais são seus benefícios e quais suas contra-indicações.

Mesmo que a farmacêutica afirme que não há contra-indicação por ser ‘natural’ questione e busque se informar com um homeopata, um médico fitoterápico, entre outros, eles sim estudaram e sabem exatamente o que se deve e o que não se deve tomar, receitando a melhor erva para seu tratamento.


Publicado

em

por