Aprenda o que é Queratose Pilar

Provavelmente você já deve ter notado que de vez em quando surgem algumas bolinhas na sua pele, bem semelhantes a uma acne, mas que surgem em lugares que dificilmente a acne se encontra.

Trata-se da Queratose Folicular, ou popularmente conhecidas como bolinhas pelo corpo.

A Queratose (ou Queratose Folicular) é comum aparecer em regiões como pernas, braços e bumbum. Geralmente essas bolinhas aparecem na adolescência e na primeira fase da vida adulta, mas não pode ser considerada uma espinha, já que é uma condição nos folículos pilosos, e não nas glândulas sebáceas.

A queratina acumulada nos poros é a causadora, e quando a região fica ressecada existe a chance de piorar a situação da Queratose.

Quando o local é no centro da sobrancelha ou na “cauda” da mesma, o nome que se dá é Queratose Pilar. Não há cura para esta condição, pois é genética. E quem tem está mais propício a ter asma ou rinite.

Apesar do nome intimidador, a Queratose Pilar não causa danos para a saúde, só mesmo o incomodo da pele áspera.

Tratamento da Queratose Pilar

A solução recomendada é fazer  hidratamento da sua pele com cremes queratolíticos (preescritos por um dermatologista), para que essas indesejáveis bolinhas desapareçam, ou pelo menos diminuam. É recomendável que a pessoa não exagere no sabonete na região para não ter o perigo de ressecar e causar inflamação.

Em muitos casos a queratose é confundida com cravos, e as pessoas costumam espremer as bolinhas. Isso pode causar a inflamação e piora da região.

A dermatologista Lucia Mandel, no seu blog no site da revista Veja, indica também para o tratamento cremes a base de ácidos, como o retinóico e o glicólico. Para saber qual é o mais indicado para seu tipo de pele, é necessário a consulta de um médico dermatologista. Para alguns casos é possível acelerar o tratamento com peeling químico ou de cristal.

E não tenha medo de expor a região ao sol, não tem problema algum e até ajuda, segundo a dermatologista Dra. Adriana Rezende Fenelon. Mas lembre-se de usar protetor solar, é claro!

Comentários

4 respostas para “Aprenda o que é Queratose Pilar”

  1. Avatar de valéria
    valéria

    Tenho este problema desde criança,mas descubri que era queratose pilar a pouco tempo(mesmo indo ao dermo). Foi me passado um creme á base de uréia e acido salicílico, porém este creme descamou minha pele; então, qual creme devo usar para melhorar minha situação.

  2. Avatar de jaqueline
    jaqueline

    minha filha tem asma e geralmente aparece essas bolhinhas pelo corpinho dela.
    eu trato so com anti-alergicos.
    o que faço?

    1. Avatar de Fernanda
      Fernanda

      Não se preocupe, Jaqueline. Essas bolinhas não são de aparecer e sumir. Se elas aparecem e depois somem, então sua filha não tem essa doença. EU tenho isso e elas sempre estão lá. Só se eu esfolar, passar ácido, fazer um peeling mesmo pra elas saírem. Porque é uma doença GENÉTICA, não adianta dar anti-alérgico. Mas no caso da sua filha, se adiantar, então ela não tem isso, deve ser outra coisa, bem mais simples.

  3. Avatar de Fernanda
    Fernanda

    Eu tenho isso. Nos meus 21 anos, pulando de dermatologista pra dermatologista. NENHUM me disse que era queratose pilar. Sinceramente. Médico bom é raro!!!!!!!!!! Só sabem mesmo tratar MICOSE!!!! Coisa que eu não tenho!!! Só que o pior é que eu já espremi muito e minha pele ficou manchada. Se eu soubesse como tratar, já teria tratado. Eu tenho isso desde meus 3 anos de idade ou até antes, porque não lembro. Só posso dizer que é muito triste ter isso, não desejo pra ninguém. E mais triste é tentar achar um médico decente que trate isso, porque nem de reconhecer o que é eles são capazes!!!!! Onde será que encontro um dermatologista decente em Curitiba que saiba tratar essas coisas?