Aprenda o que é Queratose Pilar

Provavelmente você já deve ter notado que de vez em quando surgem algumas bolinhas na sua pele, bem semelhantes a uma acne, mas que surgem em lugares que dificilmente a acne se encontra.

Trata-se da Queratose Folicular, ou popularmente conhecidas como bolinhas pelo corpo.

A Queratose (ou Queratose Folicular) é comum aparecer em regiões como pernas, braços e bumbum. Geralmente essas bolinhas aparecem na adolescência e na primeira fase da vida adulta, mas não pode ser considerada uma espinha, já que é uma condição nos folículos pilosos, e não nas glândulas sebáceas.

A queratina acumulada nos poros é a causadora, e quando a região fica ressecada existe a chance de piorar a situação da Queratose.

Quando o local é no centro da sobrancelha ou na “cauda” da mesma, o nome que se dá é Queratose Pilar. Não há cura para esta condição, pois é genética. E quem tem está mais propício a ter asma ou rinite.

Apesar do nome intimidador, a Queratose Pilar não causa danos para a saúde, só mesmo o incomodo da pele áspera.

Tratamento da Queratose Pilar

A solução recomendada é fazer  hidratamento da sua pele com cremes queratolíticos (preescritos por um dermatologista), para que essas indesejáveis bolinhas desapareçam, ou pelo menos diminuam. É recomendável que a pessoa não exagere no sabonete na região para não ter o perigo de ressecar e causar inflamação.

Em muitos casos a queratose é confundida com cravos, e as pessoas costumam espremer as bolinhas. Isso pode causar a inflamação e piora da região.

A dermatologista Lucia Mandel, no seu blog no site da revista Veja, indica também para o tratamento cremes a base de ácidos, como o retinóico e o glicólico. Para saber qual é o mais indicado para seu tipo de pele, é necessário a consulta de um médico dermatologista. Para alguns casos é possível acelerar o tratamento com peeling químico ou de cristal.

E não tenha medo de expor a região ao sol, não tem problema algum e até ajuda, segundo a dermatologista Dra. Adriana Rezende Fenelon. Mas lembre-se de usar protetor solar, é claro!

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.4
Total de Votos: 5

Aprenda o que é Queratose Pilar

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

4 respostas para “Aprenda o que é Queratose Pilar”

  1. valéria disse:

    Tenho este problema desde criança,mas descubri que era queratose pilar a pouco tempo(mesmo indo ao dermo). Foi me passado um creme á base de uréia e acido salicílico, porém este creme descamou minha pele; então, qual creme devo usar para melhorar minha situação.

  2. jaqueline disse:

    minha filha tem asma e geralmente aparece essas bolhinhas pelo corpinho dela.
    eu trato so com anti-alergicos.
    o que faço?

    • Fernanda disse:

      Não se preocupe, Jaqueline. Essas bolinhas não são de aparecer e sumir. Se elas aparecem e depois somem, então sua filha não tem essa doença. EU tenho isso e elas sempre estão lá. Só se eu esfolar, passar ácido, fazer um peeling mesmo pra elas saírem. Porque é uma doença GENÉTICA, não adianta dar anti-alérgico. Mas no caso da sua filha, se adiantar, então ela não tem isso, deve ser outra coisa, bem mais simples.

  3. Fernanda disse:

    Eu tenho isso. Nos meus 21 anos, pulando de dermatologista pra dermatologista. NENHUM me disse que era queratose pilar. Sinceramente. Médico bom é raro!!!!!!!!!! Só sabem mesmo tratar MICOSE!!!! Coisa que eu não tenho!!! Só que o pior é que eu já espremi muito e minha pele ficou manchada. Se eu soubesse como tratar, já teria tratado. Eu tenho isso desde meus 3 anos de idade ou até antes, porque não lembro. Só posso dizer que é muito triste ter isso, não desejo pra ninguém. E mais triste é tentar achar um médico decente que trate isso, porque nem de reconhecer o que é eles são capazes!!!!! Onde será que encontro um dermatologista decente em Curitiba que saiba tratar essas coisas?