Cerâmica Plástica – Argila de Polímero

A argila de polímero, material também conhecido no Brasil como cerâmica plástica, ainda que seja bastante recente em seu uso no país, já conquistou inúmeros adeptos.

Arte conhecida e reconhecida na Europa e EUA desde meados do século XX , possui entre suas características especiais a plasticidade e o fácil manuseio.

Cerâmica plástica é utilizada para decoração de diversas superfícies  como : vidro, madeira, metais, louças, entre outras.
É utilizada também na fabricação de pequenos objetos decorativos… miçangas, bolinhas para colares, pulseiras, broches, figuras, etc.

O nome Fimo é o nome do fabricante mais conhecido da massa, que hoje em dia passou a ser também o apelido mais usada para este tipo de massa de modelar, mas  existem outras marcas como: Sculpey, Cernit, Modelene e a Klymt e a Poliart, fabricadas no Brasil.

A massa Fimo é um polímero que resiste a água e fica muito duro (sólido) depois de cozido.Após a cura, é totalmente resistente a água, podendo ser lixada, polida, envernizada (ver dicas), serrada, pintada e, inclusive retornar ao forno para a aplicação de algum detalhe de massa crua.

Fonte: Informações pesquisadas em sites especializados

Imagens do:  http://www.patriciarosestudio.com/. Peço licença a esta talentosíssima artesã norte-americana Patricia Rose que realiza verdadeiras escultura tanto em porcelana fria (biscuit) quanto polymer (cerâmica plástica) para mostrar um pouco de sua arte.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Cláudia RamiresEm: agosto 15, 2011 | Em Artesanatos diversos  |