Cuidados para uso de ervas secas

Que as ervas têm inúmeras propriedades medicinais, podem ajudar o organismo a prevenir e até combater várias doenças, todo mundo sabe.

Mas o que pouca gente sabe é que para usufruir bem de todos os seus benefícios, é preciso saber usá-las, principalmente as ervas secas, que por não conter água, são diferentes das ervas in natura.

Por isso o Arteblog separou algumas dicas para você se atentar quando for usar ervas secas na preparação de algum chá ou remédio.

  • Sempre mantenha as ervas em sua embalagem original – trocar de embalagem pode contaminar as ervas ou mesmo a entrada de ar pode fazer com que algumas ervas percam seus nutrientes.
  • Utilize o preparado por até 24 horas – nada de fazer litros de chá de uma vez e ir tomando durante toda a semana. Faça somente a quantidade que for utilizar naquele momento. Com o passar do tempo os nutrientes vão se perdendo e o preparado não terá a mesma eficácia.
  • Antes do preparo, lave as mãos e os utensílios a serem utilizados – isso evita a contaminação do preparado com outros alimentos.
  • A água utilizada nas preparações deve ser filtrada ou mineral – nada de usar água da torneira, ela contem cloro que interfere nas propriedades da erva.
  • Verifique a dose utilizada para cada patologia, idade e condição fisiológica de cada pessoa – fazer um chá mais forte do que o recomendado não fará com que sua doença se cure mais rapidamente, pelo contrário, você corre o risco até de ficar intoxicado.
  • A quantidade de erva é mais importante do que a quantidade de água utilizada em seu preparo – sempre que for fazer um chá ou algum remédio procure saber com certeza a quantidade necessária de erva que deve ser usada, como o dito anteriormente, fazer chá mais forte ou mais fraco prejudica a eficácia.
  • A preparação quente que contenha ervas aromáticas deve permanecer tampada até que esfrie por completo – enquanto esfria a erva vai soltando seus nutrientes e se o recipiente se mantiver fechado os seus nutrientes serão preservados.
  • Prefira utilizar utensílios de vidro, cerâmica, ágata ou porcelana no preparo dos chás, pois esses materiais não liberam resíduos tóxicos – ferver chá em utensílios de metal pode soltar metais também no preparo.
  • As ervas podem ser variadas para que organismo não se “acostume”, evitando a redução de sua eficácia – você pode utilizar vários chás para um mesmo fim, ou seja, para tratar uma mesma enfermidade. Assim, além de você não enjoar da erva, o chá não perde a eficácia.
  • As ervas secas não devem ser utilizadas por um período maior do que 3 semanas. Caso queira prolongar o tratamento, consultar um profissional de saúde – realizar tratamentos muito longos com um mesmo tipo de erva além de perder a eficácia pode acabar prejudicando. Isso acontece porque as ervas são mais fortes do que os remédios convencionais e todas mesmo que naturais possuem contra-indicações.
  • Ervas secas são diferentes de ervas frescas! – Essa é a principal dica. As ervas frescas apresentam água e uma menor quantidade de ativos e maior concentração de compostos tóxicos se comparadas às ervas secas. Por isso, dê preferência as ervas secas que oferecem menor risco de intoxicação e maior eficácia farmacológica, com uma dose reduzida.


Publicado

em

por