Sucos que fazem bem para a saúde

Alimentação saudável não são apenas comidas leves e poucas calorias. Bebidas são fundamentais em uma dieta equilibrada. Água, chás e sucos podem nos ajudar a cuidar da saúde e evitar doenças.

Sucos de frutas e vegetais podem prevenir uma série de doenças e ainda trazer benefícios para o corpo. A vitamina C, por exemplo, pode evitar uma gripe ou resfriado. Uma dica importante é não coar os sucos, beba-os com todos os seus nutrientes.

Sucos energéticos

Os sucos de açaí, morango e guaraná em pó, melancia, uva ou beterraba, dão energia, pois possuem uma quantidade maior de carboidratos, responsáveis pela disposição na hora de se exercitar. A beterraba aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e favorece a circulação, auxiliando no aquecimento dos músculos e diminuindo possíveis lesões musculares.

Sucos emagrecedores

Couve, maçã e limão ou abacaxi, hortelã e agrião. Estes sucos podem ser tomados para matar a fome do meio da tarde e ajudar a emagrecer. São frutas ricas em antioxidantes que ajudam a queimar gorduras, auxiliando no emagrecimento. Uma boa pedida são as frutas cítricas, como também a banana, mamão, cenoura, abóbora, brócolis e couve que são ótimas fontes de antioxidantes.

Sucos bronzeadores

O betacaroteno, um antioxidante presente nas frutas de cor alaranjada e em muitos legumes, auxiliam na produção de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. A substância inibe a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e previne a pele de alergias solares.

Para todos esses benefícios, tome o suco no mínimo uma semana antes de tomar sol: mamão, laranja e cenoura ou laranja e beterraba.

Sucos para cuidar da pele

Vitaminas A e C são essenciais para quem quer ter uma pele bonita. A vitamina A ajuda a reparar os danos que as variações climáticas causam a pele. Já a vitamina C estimula a produção de colágeno, garantindo uma pele firme e lisa. A falta dessas duas vitaminas pode favorecer o envelhecimento e dificultar a cicatrização.

Além disso a vitamina C protege seu sistema imunológico e a A melhora a sua visão. A vitamina C é encontrada nas frutas acerola e laranja. Já a vitamina A está em frutas como banana e mamão e vegetais, cenoura e couve. Beba sucos de tomate, laranja e limão. Outra dica são os sucos de acerola, limão, kiwi, morango ou tangerina.

Sucos para cuidar dos cabelos

Vitamina A neles! Ela regula a produção sebácea do couro cabeludo, reduzindo a oleosidade dos fios, além de conferir elasticidade e prevenir o envelhecimento dos fios. Outra vitamina importante é a B6. Trabalha na síntese da queratina – que é a proteína mais fundamental para quem deseja ter cabelos resistentes a quebras e quedas. Melão e abacate são as principais frutas ricas em vitamina B6. Por isso, abuse de sucos de mamão, banana e laranja ou couve, laranja e cenoura.


Publicado

em

por