Como cultivar Bonsais

Cultivar bonsais é uma arte praticada na China e no Japão por muitos séculos que além de ser considerada especial na cultura deles, como escultura viva, também é cultuada como objeto de meditação e crescimento interior.

Bonsai significa árvore na bandeja.

A manutenção do bonsai não é muito diferente das plantas comuns. O local onde o vaso irá ficar depende da quantidade de sol e umidade disponível. Bons lugares são janelas e varandas, e uma dica é virar o vaso de 3 em 3 meses para que a planta cresça por igual e não tombe para o lado que mais pega sol.

Regar o bonsai é fundamental. Não existe uma regra para rega-lo, a dica é observar o bonsai e nunca o deixar seco. O melhor horário para regar suas plantas é pela manhã bem cedinho ou no final do dia, com bastante água, suficiente para vazar pelo orifício de drenagem do vaso.

Nunca deixe água acumulada no fundo do vaso, isto pode fazer com que as raízes apodreçam, matando seu bonsai. Borrife e pulverize água em sua planta, esse processo é necessário para as folhas.

Caso seu bonsai fique seco por muito tempo, regar pode não adiantar pois a terra fica impermeável. A solução é mergulhar o vaso em uma bacia, até cobrir toda a terra por no máximo 10 minutos. Se for viajar, deixe seus bonsais para alguém cuidar.

Mantenha a forma removendo os ramos e brotos que crescem. Uma dica é reduzir as folhas em um formato desejado e mantê-lo sempre assim. Podar a copa é muito importante para a saúde do bonsai, crie espaços entre os ramos e galhos para que o sol penetre dentro da árvore.

O bonsai necessita de adubos e fertilizantes para viver. Deve se aplicar nutrientes e fertilizantes em um intervalo de 15 ou 20 dias. Uma dica é aplicar um adubo líquido tipo Ouro Verde e também colocar algum tipo de adubo sólido de lenta decomposição, com pouco nitrogênio.

Fique atento para pragas e doenças pois os bonsais estão mais suscetíveis a doenças do que as demais plantas. Por isso, uma dica é separar seu bonsai de outras plantas. É uma planta que pode durar muitos e muitos anos se bem cuidada.

Dizem que quem ganha um bonsai de presente, ganha junto muita sorte.


Publicado

em

por