Como cultivar Camélias

A camélia é uma planta exótica e muito resistente, se bem tratada. Possui folhagem brilhante e flores com variação de cores, do branco ao vermelho veludo. Por ser uma planta resistente, se adapta bem a qualquer clima, podendo ser cultivada em vasos ou jardim.

É uma planta de origem oriental, com nome científico Camellia japônica. Existem mais de 80 variedades desta planta, variando o formato das flores conforme sua variedade, podendo ter flores simples, com cinco pétalas, duplas e semi-duplas têm mais pétalas, lembrando as rosas. Suas folhas são ovaladas, com bordas dentadas, terminam em ponta, num tom verde-escuro brilhante, com o avesso mais pálido.

Se desenvolve melhor em local com mais luz, porém não pode ser luz direta o dia todo para que ela não se queime. Uma dica é planta-la em um local com luz indireta ou que pegue luz direta em apenas um período do dia. A terra onde a camélia irá ficar deve ser rico em nutrientes e com um pH ácido.

Para obter um solo assim, deve-se misturar fertilizantes e terras em um mesmo vaso. Há uma grande variedade de produtos a venda para elevar o ph do solo. Adicione também um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem do solo. A adubação deverá ser feita logo após a floração.

A rega da camélia deve ser moderada, aumentando no verão e diminuindo no inverno. Uma dica é usar a água da chuva para regar pois não possui cloro e tem o ph mais ácido.

Este é um diferencial entre as plantas pois é única que aceita bem a água da chuva pois necessita de ácidos. Para se podar uma camélia, a melhor época é depois que ela deu suas flores. Assim no próximo ano ela dará muito mais flores.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como cultivar Camélias”

  1. Avatar de jane
    jane

    adoro flores,sou apaixonada por violetas.me mandem quantas mensagens puder falando,vou amar.
    fico boba quando vejo minhas plantas florecendo.