Como cultivar Camélias

A camélia é uma planta exótica e muito resistente, se bem tratada. Possui folhagem brilhante e flores com variação de cores, do branco ao vermelho veludo. Por ser uma planta resistente, se adapta bem a qualquer clima, podendo ser cultivada em vasos ou jardim.

É uma planta de origem oriental, com nome científico Camellia japônica. Existem mais de 80 variedades desta planta, variando o formato das flores conforme sua variedade, podendo ter flores simples, com cinco pétalas, duplas e semi-duplas têm mais pétalas, lembrando as rosas. Suas folhas são ovaladas, com bordas dentadas, terminam em ponta, num tom verde-escuro brilhante, com o avesso mais pálido.

Se desenvolve melhor em local com mais luz, porém não pode ser luz direta o dia todo para que ela não se queime. Uma dica é planta-la em um local com luz indireta ou que pegue luz direta em apenas um período do dia. A terra onde a camélia irá ficar deve ser rico em nutrientes e com um pH ácido.

Para obter um solo assim, deve-se misturar fertilizantes e terras em um mesmo vaso. Há uma grande variedade de produtos a venda para elevar o ph do solo. Adicione também um pouco de areia grossa para melhorar a drenagem do solo. A adubação deverá ser feita logo após a floração.

A rega da camélia deve ser moderada, aumentando no verão e diminuindo no inverno. Uma dica é usar a água da chuva para regar pois não possui cloro e tem o ph mais ácido.

Este é um diferencial entre as plantas pois é única que aceita bem a água da chuva pois necessita de ácidos. Para se podar uma camélia, a melhor época é depois que ela deu suas flores. Assim no próximo ano ela dará muito mais flores.

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - RafaelEm: julho 26, 2011 | Em Flores e plantas  | Tags: , ,  

Uma resposta para “Como cultivar Camélias”

  1. jane disse:

    adoro flores,sou apaixonada por violetas.me mandem quantas mensagens puder falando,vou amar.
    fico boba quando vejo minhas plantas florecendo.